DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
24/11/2023 às 08h49min - Atualizada em 24/11/2023 às 08h49min

Secretaria Municipal de Saúde de Coruripe realiza ação em alusão ao Novembro Azul

 

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas (aquela em que as células crescem desordenadamente e podem se espalhar para órgãos e tecidos, processo chamado de metástase). No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Ciente disso, a Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã desta quarta-feira (22), no mês mundial de combate ao câncer de próstata e doenças masculinas, o Novembro Azul, uma ação de conscientização e prevenção para os homens.

A programação aconteceu na Quadra Moacir Beltrão e contou com brindes, vacinas, palestras, exames de rotinas e testes rápidos realizados pelas equipes da Saúde.

Segundo Cleonia Barbosa, assessora administrativa da Atenção Básica em Saúde, a equipe construiu a ação que está dentro do calendário realçando a importância dos exames para a prevenção da doença, assim como os cuidados com a saúde masculina.

“Estamos empenhados em levar essas informações ao maior número de pessoas, em especial aos homens”, disse.

O aposentado José Eurico, morador da Lagoa do Pau, aproveitou a ação para ter mais informação com as palestras e reavaliar como estava a saúde realizando os testes rápidos. “A ação foi ótima, o atendimento foi muito bom. É muito importante a atualização referente ao tema e avaliar a saúde, faço meus exames sempre, infelizmente o preconceito ainda hoje predomina” destacou.

Outro que participou da programação foi Antônio Berlim,

“Fiquei impressionado com o pessoal de Coruripe, muito simpático. E a equipe toda da Saúde atendendo a gente aqui com maior disposição, com carinho, desde lá do postinho da Lagoa do Pau, porque sou de São Paulo e estou morando lá agora. A questão do novembro azul, realmente há um grande preconceito. Eu realizo exames preventivos, porque o meu pai morreu de câncer de próstata. Então, já há uma genética, já há uma pré-disposição, então eu cuido sempre disso”, disse Antônio Berlim, palestrante na área comportamental.

Sobre o Novembro Azul

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica e, caso haja alguma alteração suspeita, seguir para a confirmação diagnóstica com exame histopatológico.



































ama-al


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp