DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
24/11/2023 às 08h46min - Atualizada em 24/11/2023 às 08h46min

Socorristas da Base Descentralizada do Samu de Viçosa recebem treinamento em suporte à vida

Capacitação foi promovida pelo Núcleo de Educação Permanente do Samu Maceió

 

Oito socorristas da Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) de Viçosa foram treinados sobre as técnicas mais atualizadas com relação ao atendimento de suporte à vida. Ao longo do ano de 2023, as 16 unidades ligadas à Central Maceió passaram pela capacitação, que no total contemplou 167 socorristas, técnicos de enfermagem e condutores.

 

Segundo a nova coordenadora-geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, as capacitações foram promovidas pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió.

"Eu tenho muito orgulho desse projeto pela abrangência que alcança e pelo que representa para os profissionais ligados ao Samu", ressaltou.

 

Ela destacou que a excelência nos atendimentos realizados pelo Samu em Alagoas está interligada ao Projeto NEP Itinerante.

"Muito do que o Samu é está relacionado a esses treinamentos contínuos. Anualmente, essa equipe do NEP viaja os interiores capacitando os profissionais da Bases Descentralizadas. Eles se capacitam para isso e repassam todo conhecimento adquirido aos colegas", frisou a gestora.

 

Para o médico Jordiran Soares, coordenador do NEP do Samu Maceió, a organização das capacitações é feita pensando no melhor aproveitamento de cada socorrista.

"O fato da capacitação ser realizada na cidade de atuação profissional deles minimiza ausências, além de facilitar a atualização de conhecimentos e as relações de aproximação. É fato que os socorristas precisam ter formação contínua, e é o que nos propomos a fazer rotineiramente. Este ano atualizamos todas as bases descentralizadas, atingindo 100% de cobertura da macro 1", ressaltou o médico.

 

De acordo com ele, o NEP Itinerante conecta as Bases Descentralizadas à Central de Regulação, uniformizando as condutas e a aplicação dos protocolos institucionais.

"Desta forma, garantimos que o modo operante de executar o atendimento ao doente seja semelhante, tanto no interior, quanto na capital. O NEP tem esse papel de alinhar as condutas e tornar o atendimento uniforme seja onde for realizado", salientou.

 

Jordiran explicou que em dezembro o projeto entra em recesso e que, a partir de fevereiro de 2024, as atividades retornam, iniciando na Base Descentralizada de União dos Palmares.

 

Qualidade na Assistência

Na atualização estão incluídos os protocolos de suporte básico de vida em adultos, crianças e lactentes. O que inclui a comunicação com regulação médica, a interceptação com o serviço aeromédico, imobilizações, restrição de movimento da coluna, uso do colar cervical, pranchamento e o controle de hemorragias graves.

 

A enfermeira Valquíria Pedrosa, coordenadora da Base Descentralizada do Samu de Viçosa, esteve presente no treinamento e reforçou a importância da capacitação para os profissionais da área. "Nós cobrimos uma região que inclui os municípios de Atalaia, Capela, Cajueiro, Mar Vermelho, Pindoba, Paulo Jacinto, Chã Preta e Viçosa. A capacitação nos permite oferecer um serviço de mais qualidade para o cidadão que precisa", frisou.


















alagoas.al.gov.br

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp