DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
13/11/2023 às 14h30min - Atualizada em 13/11/2023 às 14h30min

AMA presente em lançamento da pedra fundamental Embrapa Alimentos

O presidente da Asociação dos Municipios Alagoanos- AMA -, Hugo Wanderley participou hoje, ao lago de autoridades federais, estatuais, municipais e sociedade civil, da cerimônia de Lançamento da Pedra Fundamental, para marcar o início da construção da nova sede da Embrapa , em Alagoas.

O evento ocorre no Povoado Saúde do município de Maceió, em frente às ruínas da antiga Companhia de Fiação e Tecidos Norte Alagoas.

A empresa vai ocupar um terreno de 16,6 hectares doado pelo governo do Estado, em 2020. As estruturas arquitetônicas da antiga fábrica da Saúde , no povoado do mesmo nome, serão reconstruídas ou recuperadas, para a instalação da equipe e de laboratórios voltados a pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em biodiversidade e patrimônio alimentar; certificações e signos distintivos de qualidade e origem; antropologia e sociologia da alimentação; circuitos de produção e consumo de produtos agroalimentares; sistemas agroalimentares diferenciados; agregação de valor, gastronomia e turismo rural; e nutrição e saúde.

Para apoiar as obras, houve o aporte de recursos de emendas parlamentares da bancada federal alagoana, da ordem de 28,3 milhões de reais. Além disso, no novo Programa de Aceleração ao Crescimento do Brasil (PAC) está previsto o investimento de 7 milhões de reais este ano para obras civis e, em 2024 e 2025, de 62 milhões de reais para aquisição de mobiliário, equipamentos de laboratório, campo e casas de vegetação, entre outros.

Ao lado  do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, do governador , Paulo Dantas,do senador e minikstro Renan Filho, presidente da Embrapa, Silvia Massruhá,  chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio Veloso Silva, além de parlamentares da bancada federal e estadual alagoana, dirigentes acadêmicos, institucionais e do setor privado, o presidente da AMA, ressaltou a importância do fortalecimento da Embrapa que tem inúmeros projetos voltados para melhoria das condições do homem do campo.

” Essa iniciativa vem para contribuir com as políticas públicas que os prefeitos já executam atraves de movimentos locais ,agregando valor aos alimentos” finalizou o gestor.

Histórico
A iniciativa de se criar a Embrapa Alimentos e Territórios em Alagoas ocorreu em 2016, quando houve a identificação, por parte do governo federal, da necessidade da criação de um novo centro de pesquisa da Embrapa que fosse referência em soluções tecnológicas e sociais na temática dos alimentos e da alimentação. O objetivo era agregar valor aos produtos agroalimentares brasileiros, com ênfase nas áreas de alimentos saudáveis e funcionais, gastronomia e turismo, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável dos territórios a partir dos alimentos tradicionais.

A efetiva criação do centro ocorreu em 2018, o qual já conta com 43 pesquisadores e técnicos em seu quadro de pessoal. O local escolhido para a sede foi em Maceió, no estado de Alagoas, por ser este um dos poucos estados da federação que não possuíam centro de pesquisa da Embrapa, e também pela necessidade de apoio a políticas públicas para a geração de renda e a superação da insegurança alimentar.

Alagoas possui agropecuária diversificada, com cadeias produtivas importantes, como as de leite, fruticultura, carnes, apicultura, grãos e mandioca, entre outros. A região produtora está estrategicamente localizada próxima a centros consumidores de grandes cidades, de relevantes regiões turísticas e também de portos para exportação, além da obra hídrica do Canal do Sertão.






























ama-al

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp