DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
08/11/2023 às 11h01min - Atualizada em 08/11/2023 às 11h01min

Hospital da Mulher já atendeu 46 pacientes pelo Plano Emergencial de Socorro às Pessoas com Câncer

Iniciativa representa o maior conjunto de ações já realizadas em Alagoas para pacientes acometidos por câncer

O Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), já realizou 46 atendimentos de pacientes oncológicas por meio do Plano Emergencial de Socorro às Pessoas com Câncer. A iniciativa representa o maior conjunto de ações já realizadas em Alagoas para pacientes com câncer, e tem o objetivo de zerar a fila de pessoas que aguardam por assistência através do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

Os atendimentos começaram no HM há sete dias.

“Nos primeiros sete dias de atendimentos da oncologia aqui no Hospital da Mulher, já fizemos a triagem de 46 pacientes mulheres, que vieram com patologias oncológicas. Isso demonstra que o fluxo está andando muito bem, os atendimentos e exames estão sendo realizados, junto com a marcação dos procedimentos cirúrgicos”, explicou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.

 

A cirurgiã oncológica Myra Leão é uma das médicas responsáveis pelas cirurgias das pacientes.

“Faço a triagem oncológica aqui dos pacientes do Hospital da Mulher. Com isso, nós conseguimos entender um pouco qual o problema da população e qual especialidade eles precisam para planejar o tratamento desses pacientes e dar o tratamento oportuno para cada um deles”, disse a médica.

 

 

Ações do plano

 

Na Clínica da Família do Benedito Bentes estão sendo realizadas consultas de triagem com pacientes que já possuem diagnósticos confirmados ou suspeitos. No HM, foram ampliados os consultórios oncológicos por meio de consultas de triagem oncológica em mastologia e ginecologia. No Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que já realiza consultas de triagens hemato-oncológicas, foi reforçada a estrutura para as consultas.

 

Na frente relacionada aos exames de imagens, o Estado de Alagoas, dentro do seu parque tecnológico, está ofertando exames específicos. No HM, exames de biópsia de colo de útero e mama, mamografia, tomografia e ultrassonografia. No Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), exames de colonoscopia, endoscopia, tomografia e ultrassonografia. No Hospital do Coração Alagoano, as ressonâncias.

 

Já no Hospital Regional da Mata (HRM) estão sendo feitas tomografias e Ultrassonografias e no Hospital Regional do Norte (HRN), biópsia da próstata, colonoscopia, endoscopia, tomografia e ultrassonografia. O Centro de Diagnóstico por Imagem (Cedim) da Universidade Estadual de Ciências da Sesau de Alagoas (Uncisal) oferta biópsias de próstata e tireoide, mamografia e ultrassonografia. O Centro de Patologia Médico e Laboratorial (CPML) faz todas as análises patológicas dos exames coletados na rede hospitalar relacionados às biópsias e os exames laboratoriais de marcadores tumorais. Além disso, o Hemoal está dando suporte hemoterápico, biópsia de medula e mielograma.

 

 

Em relação às cirurgias, pela Rede Filantrópica Habilitada de Alta Complexidade, foi ampliada a oferta de procedimentos no Hospital Universitário (HU), por meio de um acordo de cooperação técnica entre a Sesau e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de reforço da equipe médica e dos leitos clínicos e ressonância com contraste. Na Rede Pública Estadual, as cirurgias ginecológicas e de mama serão feitas no HM, e as de cabeça e pescoço e neuro, no HMA. A quimioterapia e a radioterapia são de competência única e exclusiva dos prestadores habilitados, sob gestão plena dos municípios.























alagoas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp