O Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso (Cedim), unidade de apoio assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), realizou 1.693 mamografias no mês de outubro. O exame é oferecido o ano inteiro e, durante a campanha Outubro Rosa, ressaltou-se a importância da busca ativa por meio da mamografia e do trabalho de conscientização sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e o rastreamento do câncer de mama. Na campanha deste ano, o Cedim realizou ainda 223 ultrassonografias, 78 biópsias e 10 punções mamárias.
A médica ultrassonografista Tatiana Mindêlo explicou que o Centro de Diagnóstico e Imagem oferece o exame de ultrassonografia para complementar as informações sobre o exame de mamas que apresentou laudo inconclusivo, suspeito ou que foi diagnosticado como câncer. Posteriormente, a paciente realiza a biópsia no próprio Cedim e o estudo patológico do material é feito no Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), unidade de apoio assistencial da Uncisal.
“Com o laudo em mãos, a paciente é encaminhada para um mastologista ou oncologista da unidade de saúde para dar continuidade ao tratamento”, explicou a médica do Cedim. “Ofertar todo o ciclo de prevenção, diagnóstico e rastreamento por meio de um serviço 100% SUS é muito importante. Por meio da busca ativa realizada pelo Cedim, a paciente não precisa mais esperar para realizar os seus exames”, afirmou Ceiça Carvalho, diretora do Centro de Diagnóstico e Imagem da Uncisal.
EXAMES
Mulheres entre 40 a 69 anos não precisam de encaminhamento para fazer o exame de mamografia. As interessadas podem agendar através do WhatsApp 98833-8578 e se dirigir ao Cedim com o cartão do SUS e o documento de identificação. Mulheres com menos de 40 anos ou mais de 69 anos, precisam de solicitação médica para o agendamento.
alagoas.al.gov.br