DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
30/10/2023 às 08h28min - Atualizada em 30/10/2023 às 08h28min

Conferências Intermunicipais de Cultura na região do Sertão alagoano impulsionam diálogo e participação cidadã

Pautas discutidas serão levadas para conferência estadual, que acontece em dezembro, na capital alagoana

Os municípios de Pão de Açúcar e Piranhas receberam nos dias 27 e 28 de outubro, respectivamente, edições das Conferências Intermunicipais de Cultura, que marcam o fortalecimento da promoção e discussão das políticas culturais na região do Médio e Alto Sertão alagoano.

 

“As conferências desempenham um papel crucial na democratização e no fortalecimento da cultura, proporcionando um espaço de diálogo e participação cidadã, fundamentais para a construção de políticas públicas culturalmente relevantes e que atendam às necessidades variadas de cada região. Este esforço coletivo e participativo é um passo significativo na construção de uma base sólida para a promoção da diversidade cultural e artística no Brasil”, disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

 

 

No primeiro evento, a Conferência Intermunicipal de Cultura da região Médio Sertão, sediada na Faculdade São Vicente (Favispa), em Pão de Açúcar, reuniu um total de 122 participantes. Destes, 91 representavam Pão de Açúcar, enquanto municípios vizinhos, como Palestina, Olho D’Água das Flores, Carneiros, Ouro Branco, Senador Rui Palmeira e São José da Tapera também estiveram presentes, somando 31 participantes. Seis delegados foram eleitos para representar as propostas discutidas na etapa estadual.

 

Já na Conferência Intermunicipal de Cultura da região Alto Sertão, sediada no Instituto Federal de Alagoas, Campus Piranhas, participantes de municípios como Olho D’Água, Água Branca, Inhapi e Piranhas se reuniram para debater as questões culturais de suas localidades. Ao todo, 42 pessoas estiveram presentes, sendo 24 do setor público e 18 da sociedade civil. Dois delegados foram eleitos para levar as propostas discutidas no evento para as próximas etapas.

 

 

Estes encontros representam o início de um processo fundamental na construção de políticas culturais mais inclusivas e alinhadas com as demandas locais. As propostas geradas durante essas conferências serão levadas para a etapa estadual, permitindo que as vozes e necessidades culturais das comunidades do Sertão Alagoano sejam devidamente representadas em níveis superiores.

 

"Essas conferências intermunicipais permitem um diálogo aberto entre o poder público e a sociedade civil para consolidar políticas inclusivas e estratégias que promovam o desenvolvimento cultural do nosso Estado", disse o secretário Executivo de Políticas Culturais e Economia Criativa, Milton Muniz.

 

 

Confira abaixo a lista de delegados que representarão a região:

 

MÉDIO SERTÃO

 

SOCIEDADE CIVIL

 

DELEGADOS

 

José Jânio Vieira

 

Fabiana dos Santos Lima

 

José Antônio Pinto dos Santos

 

SUPLENTES

 

Raquel Silva da paz

 

Antônio Marcos

 

Lívia Tavares Damasceno

 

ÁREA GOVERNAMENTAL

 

DELEGADOS

 

Sivaldo Túlio dos Santos Vieira

 

Gildinar Guilherme da Silva

 

Sheilla Monique dos Anjos

 

SUPLENTES

 

Amparo Grazielle Maciel dos Santos

 

Sandra Bezerra Silva

 

Ademilton Rodrigues de Freitas

 

ALTO SERTÃO

 

SOCIEDADE CIVIL

 

DELEGADA

 

Ediléia Damasceno Barbosa

 

SUPLENTE

 

Jorge Gomes da Silva

 

SETOR GOVERNAMENTAL

 

DELEGADO

 

Fábio Moura Pereira

 

SUPLENTE

 

Eliane Santos da Silva






































alagoas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp