DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
24/10/2023 às 15h49min - Atualizada em 24/10/2023 às 15h49min

Vida Nova nas Grotas é exemplo de inovação em seminário promovido pelo Ipea

Encontro de Melhorias Habitacionais, em Brasília, conta com a participação do Governo de Alagoas, e prossegue até quinta-feira (26)

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), participa, de hoje (24) até a próxima quinta-feira (26), em Brasília, do Encontro de Melhorias Habitacionais – da saúde do habitat à economia popular, promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A secretária Especial de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da Setrand, Andreia Estevam, apresenta o Vida Nova nas Grotas na mesa de Melhorias Habitacionais e Modelos de Gestão e Execução.

 

O objetivo do encontro, que nasce de uma parceria entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e Ipea, é apresentar às principais instituições federais, direta ou indiretamente relacionadas à política de melhorias habitacionais, achados de pesquisas, iniciativas e soluções em curso que indiquem convergências programáticas de agendas e de objetivos específicos.

 

Junto a representantes do Paraná e Paraíba, a secretária Andreia Estevam palestra na primeira mesa do evento, colocando o Vida Nova nas Grotas como exemplo exitoso na categoria de ‘Programas de Melhorias que Inovam em Gestão e Parcerias com Estados, Municípios e Entidades’. Na ocasião, se destaca o histórico do programa, estrutura, articulações entre secretarias e questões de integração social.

 

 

“Participar de eventos mostrando o Vida Nova nas Grotas vem de uma necessidade. Mostrar a lógica do programa, que se inicia com obras de acessibilidade e mobilidade, passando posteriormente para as melhorias habitacionais e ações sociais, é importante no âmbito da perspectiva do direito à moradia. É assim que potencialidades e dificuldades são exploradas, servindo de exemplo para os quatro cantos do Brasil e do mundo” disse Andreia.

 

Durante outros seminários, serão apresentadas pesquisas do Ipea que apontam problemas, custos envolvidos para a solução, capacidades técnicas, modelos de sucesso e muito mais. A presença do Governo de Alagoas nesse tipo de evento é importante para que outras pesquisas sejam incentivadas, além de fomentar diversas práticas satisfatórias.

 

O programa Vida Nova nas Grotas constitui uma espécie de plataforma de ações na promoção de melhorias habitacionais, acessibilidade e mobilidade urbana, inclusão social, desenvolvimento econômico, saúde, educação, entre outras áreas. Até agora, já foram beneficiadas 71 comunidades da capital alagoana, com um investimento de R$ 200 milhões.























alagoas.al.gov.br

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp