DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
23/10/2023 às 12h18min - Atualizada em 23/10/2023 às 12h18min

Regiões do Tabuleiros do Sul e do Planalto da Borborema recebem Conferências Intermunicipais de Cultura

Encontros têm objetivo de discutir e formular novas políticas culturais para o Estado

As Regiões do Tabuleiros do Sul e Planalto da Borborema, nos dias 20 e 21 de outubro, foram palco das etapas da Conferência Intermunicipal de Cultura em Coruripe e Palmeira dos Índios, respectivamente. Reunindo um diversificado grupo de gestores culturais, artistas, fazedores e entusiastas da cultura, as conferências tiveram como objetivo principal a discussão e formulação de políticas culturais que impactarão não apenas o estado, mas todo o Brasil.

O evento em Coruripe contou com a participação de municípios vizinhos, destacando-se a presença de São Miguel dos Campos, Campo Alegre, Coruripe, Junqueiro, Anadia e Jequiá. No total, 178 pessoas estiveram presentes, incluindo delegados e convidados, demonstrando o interesse e a importância que a cultura tem na região.
Já em Palmeira dos Índios, os municípios de Belém, Viçosa, Quebrangulo, Mar Vermelho e Paulo Jacinto, marcaram presença no encontro, somando um total de 95 participantes, entre delegados e convidados da região.

De acordo com a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a reunião diversificada de pessoas envolvidas na cultura destas regiões proporciona um espaço para o diálogo e a troca de ideias sobre políticas culturais locais e nacionais.
“As propostas debatidas e formuladas durante essas conferências serão encaminhadas para a Conferência Estadual de Cultura, que está prevista para ocorrer no mês de dezembro deste ano. O objetivo é criar diretrizes e ações que enriqueçam as contribuições a serem apresentadas na Conferência Nacional de Cultura, programada para março de 2024.”, destacou a gestora.
Para o Gerente de Políticas Culturais, Augusto Tenório, o engajamento das comunidades contribui de maneira significativa para a construção de políticas culturais mais inclusivas e representativas, não apenas em âmbito estadual, mas também em nível nacional.
“A presença massiva dos agentes culturais é a comprovação do compromisso das comunidades locais em promover e fortalecer a cultura em suas regiões, além de contribuir para a construção de políticas culturais mais inclusivas e representativas.”, disse o gestor.
Conferências Intermunicipais de Cultura

As Conferências possuem a autoridade para deliberar sobre ações que impactam tanto o município quanto o estado, funcionando como um espaço democrático para a livre expressão de ideias e propostas. No decorrer do evento, foram escolhidos delegados que atuarão como representantes da região na conferência estadual.

Para facilitar as discussões, foram criados seis grupos de trabalho, cada um focado em um eixo relacionado ao tema central, que é "Democracia e o Direito à Cultura". Os seis eixos abordados são: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e Linguagens Digitais.

A atriz Ane Oliva, mediadora do Eixo 2 da Conferência, destacou a democratização do acesso à cultura e a participação social como algo fundamental.
“É um eixo muito importante, inclusive, porque garante que as pessoas consigam se ver como agentes que propõem coisas que vão chegar para todo mundo, discutir essa possibilidade de que todos estejam inseridos nessa discussão sobre fazer cultural, a política cultural, e que chegue naquelas pessoas que estão lá e acham que não têm muita participação.”, disse.
 
Confira abaixo os delegados escolhidos para representar as regiões no encontro estadual:
 
CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL TABULEIRO DO SUL – CORURIPE
 
 
SOCIEDADE CIVIL
 
DELEGADOS:
Jeane Tertuliano da Silva 
José Édipo da Silva Santos
Iego Jairon da Silva
Nadja Vicente Sabino
Felipe Febranio Chagas
 
 
SUPLENTES:
Ricardo Vinícius Lima dos Santos
Junina Alice Reis da Silva Pessoa
Gustavo Henrique dos Santos
Roniekson Pereira de Souza
Heloísa Cristina Carvalho Carneiro
 
 
ÁREA GOVERNAMENTAL
 
DELEGADOS:
Alan José de Oliveira Santos
Alexandro Rocha dos Santos Guedes
Antônio Carlos da Silva Dias
 
 
SUPLENTES:
Euclides José da Silva Santos
Francisco Flávio dos Anjos
Francisco dos Santos
 
 
CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE CULTURA - REGIÃO PLANALTO DA BORBOREMA - PALMEIRA DOS ÍNDIOS
 
SOCIEDADE CIVIL
 
DELEGADO:
Cosme Rogério Ferreira
Eduardo Júnior Felito Neves da Silva
Idyarony W.
 
SUPLENTE:
Rafaela Costa da Silva
Arismilton Luiz da Silva
Jaracimã Selestino Gomes da Silva
 
SETOR GOVERNAMENTAL
 
DELEGADO:
Domingos Vieira Formiga Neto
José Emerson Machado da Silva
 
SUPLENTE:
João Paulo Omena Silva

Jucielly Estevan dos Santos

























ascom.secultalagoas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp