DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
20/10/2023 às 11h12min - Atualizada em 20/10/2023 às 11h12min

Mostra Sururu abre inscrições para laboratórios de atuação e crítica de cinema

Interessados têm até o dia 12 de novembro para realizarem sua inscrição

Agência Alagoas
Oficinas têm vagas limitadas e as inscrições vão até o dia 12 de novembro

A 14ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano está oferecendo uma oportunidade imperdível para os apaixonados pelo cinema. Estão abertas as inscrições para os laboratórios de atuação e crítica de cinema, que prometem enriquecer o conhecimento e as habilidades dos participantes. As oficinas têm vagas limitadas e as inscrições vão até o dia 12 de novembro.

 

Estes laboratórios são destinados a atores, atrizes, artistas e estudantes maiores de 16 anos, que desejam aprimorar suas habilidades no mundo do cinema. Com uma programação intensa, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na área da atuação e crítica cinematográfica.

 

Os laboratórios ocorrerão em dois momentos: de 27 a 29 de novembro, no Teatro Jofre Soares, no Sesc Centro, e de 4 a 6 de dezembro, no Sesc Poço e no Centro Cultural Arte Pajuçara. “Esta é uma oportunidade única para aprender com profissionais experientes e mergulhar no mundo do cinema.”, disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

 

As inscrições para os Laboratórios de Atuação e Crítica são gratuitas e poderão ser realizadas por meio de formulários online, disponíveis nos seguintes sites: https://doity.com.br/laboratorio-de-atuacao e https://doity.com.br/laboratorio-de-critica-cinematografica.

 

Sobre os laboratórios

O Laboratório de Atuação será ministrado pela atriz Wanderlândia Melo por meio de uma imersão que visa aprofundar a compreensão e a habilidade dos participantes com foco no estado de presença e na criação de personagens. Os participantes terão a oportunidade de explorar técnicas e abordagens da palhaçaria, estado de jogo e presença, assim aprimorando suas habilidades de atuação para a câmera.  

 

A oficina terá 15 vagas e ocorre entre os dias 27 e 29 de novembro, das 9h às 12h, no Teatro Jofre Soares, no Sesc Poço, em Maceió. 

 

Já o Laboratório de Crítica será ministrado por integrantes do Mirante Cineclube, que irá possibilitar aos participantes um olhar mais sensível e apurado acerca da arte cinematográfica, estimulando o compartilhamento das impressões a partir da escrita sobre os filmes e produzindo textos sobre filmes exibidos na 14ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano, entre os quais eles irão escolher aquele que receberá o Prêmio Olhar Crítico.

 

A oficina terá 20 vagas, com  aulas teóricas de 4 a 6 de dezembro, das 18h30 às 21h30, no Sesc Poço, e acompanhamento da programação de filmes da 14ª Mostra Sururu, de 7 a 10 de dezembro, no Centro Cultural Arte Pajuçara. 

 

 

Veja a programação dos laboratórios

 

Laboratório de Atuação - com Wanderlândia Melo

27 de novembro - segunda-feira, das 9h às 12h Teatro Jofre Soares - Sesc Centro 

 

Fundamentos da Atuação: Introdução à arte da atuação e estudo de referências; Exercícios para desenvolver concentração, presença e consciência corporal; Técnicas de análise de texto e criação de personagens; Exploração das motivações, objetivos e obstáculos do personagem.

28 de novembro - terça-feira, das 9h às 12h Teatro Jofre Soares - Sesc Centro

Expressão Emocional e Física: Exploração das emoções e do uso do corpo na atuação; Exercícios de improvisação para desenvolver a espontaneidade e a reatividade; Trabalho prático na expressão emocional através de cenas; Trabalho em equipe e colaboração na criação de cenas e personagens; Exercícios de improvisação de grupo; Apresentação de cenas coletivas.

 

29 de novembro - quarta-feira, das 9h às 12h Teatro Jofre Soares - Sesc Centro

 

Apresentação e Avaliação: Preparação e apresentação de cenas individuais ou em grupo; Reflexão sobre o crescimento durante o laboratório; Discussão sobre as perspectivas futuras dos participantes na atuação.

Laboratório de Crítica - com Mirante Cineclube

Aulas teóricas - 4 a 6 de dezembro, das 18h30, às 21h30, no Sesc Poço Maceió/Alagoas

 

O Lugar do Cinema: O cinema como arte, como memória e como entretenimento; O cinema como espaço e relação humana; O papel dos filmes, dos festivais e das mostras; A leitura do filme: análise x crítica; cobertura de festivais e mostras.


Linguagem do Cinema: Do que é feito um filme? Aspectos que compõem a obra cinematográfica; Estética e percepções possíveis.


Ler filmes, escrever sentidos: prática de escritas: Apresentação de textos e vídeos com análises e críticas de cinema; Apresentação de filmes alagoanos; Exercícios de percepção e escrita; Debate sobre os textos produzidos.


Aulas práticas -  7 a 10 de dezembro, no Centro Cultural Arte Pajuçara, durante a programação da 14ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano.


Cobertura da mostra: Recepção, acompanhamento e revisão dos textos produzidos sobre os filmes exibidos durante a 14ª Mostra Sururu.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp