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27/09/2023 às 13h35min - Atualizada em 27/09/2023 às 13h35min

No Dia Mundial do Turismo, Setur celebra conquistas do Governo do Estado para o setor em Alagoas

Só este ano, diversos marcos históricos foram registrados na parceria entre o poder público e a iniciativa privada

Fortalecer o segundo maior setor da economia alagoana. Este é o objetivo da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) que este ano já atingiu diversos marcos históricos e deve registrar na próxima alta temporada o maior fluxo turístico no porto e aeroporto da capital.

 

 

Em junho deste ano, o fluxo total de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares registrou um crescimento de 8,6% em junho, comparado com o mesmo período do ano anterior. O cenário do mercado internacional é ainda mais expressivo com um crescimento de 369% de janeiro a junho em comparação ao mesmo período de 2022.

 

 

Só entre os meses de dezembro de 2023 a março de 2024, a Setur estima que mais de 1 milhão de turistas passem pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Todo este fluxo deve injetar R$ 2 bi na economia alagoana.

 

 

Além do número positivo no terminal aeroviário de Alagoas, o Porto da capital também deve registrar um importante fluxo na próxima alta temporada. De acordo com a Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros (Clia), Alagoas terá um aumento de 63% na oferta de leitos na temporada de cruzeiros 2023/2024. Esta movimentação acontecerá a bordo de 11 navios, que farão 30 paradas na capital alagoana durante a alta temporada. Ainda de acordo com os dados da Clia, é estimado que os cruzeiros tragam mais de 116 mil visitantes de todo o mundo para Alagoas, injetando cerca de R$ 70 milhões nos estabelecimentos de comércio e serviço do estado.

 

 

De acordo com a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, os resultados positivos não aparecem por acaso, mas refletem um trabalho intenso das equipes técnicas da pasta. “Trabalhamos para promover o Destino Alagoas no cenário nacional e também no internacional, principalmente neste cenário pós pandemia de Covid-19. Atingimos um marco histórico de mais de 45 mil leitos na rede hoteleira de toda Alagoas e estamos desenvolvendo estratégias em parceria com o setor privado para conseguirmos produzir políticas públicas cada vez mais assertivas”, ressaltou a secretária.

 

Um exemplo desta aliança do Estado com o trade turístico são os Planos de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável, que já realizou três audiências públicas para apresentar os desafios e suas respectivas soluções para três regiões turísticas de Alagoas: Caminho das Águas, Costa dos Corais e Cânions do São Francisco. Durante cerca de um ano, dezenas de encontros foram promovidos com a presença das autoridades locais, trade turístico da região de moradores das respectivas comunidades para finalizar o documento que pontua diversas iniciativas de curto, médio e longo prazo. No final de agosto deste ano, a Setur também já deu início ao plano para a capital alagoana.

 

De acordo com a superintendente de Infraestrutura Logística do Turismo da Setur, Sandra Villanova, o documento final do PDITS é uma importante ferramenta para dar prosseguimento ao desenvolvimento turístico da região. “As políticas públicas devem estimular o turismo local de forma cada vez mais sustentável para além do meio ambiente. Desenhar soluções que sejam viáveis econômica e administrativamente é fundamental para fortalecer o turismo e beneficiar os moradores da região. Quando a infraestrutura da cidade atende bem à própria população, acaba podendo também receber todos os visitantes nas cidades”, explicou a superintendente.

 


 

 

Um importante parceiro para estas iniciativas é a Corporação Andina de Fomento (CAF). O banco de desenvolvimento composto por 20 países e 13 bancos privados da região viabilizam também, com a gestão do Governo de Alagoas, obras de esgotamento sanitário e expansão e melhoria da malha rodoviária de Alagoas, além dos PDITS e do Programa Escola do Turismo.

 

Em outro investimento com apoio do CAF, a Setur implanta novas placas de sinalização turística do tipo pórticos, semipórticos e braços projetados em todo o estado. Só este ano, já foram implantadas 219 placas em oito cidades de Alagoas. O projeto segue em execução e deve instalar 768 sinalizações em 13 municípios e rodovias adjacentes.

 

Escola do Turismo

 

Uma importante demanda apontada pelo trade turístico alagoano também virou um dos focos de trabalho da Setur. De acordo com o segmento de indústria e comércio, atualmente, já há um déficit de 50 mil trabalhadores capacitados. O Programa Escola do Turismo - maior programa instituído para capacitar e qualificar profissionais do setor turístico da história do Governo de Alagoas - foi então criado para começar a solucionar o problema tecnicamente em diversas áreas da hotelaria e prestação de serviços.

 

 

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (Sindhal), 11 mil vagas em cursos gratuitos serão ofertadas em 28 cidades polo de todas as regiões turísticas de Alagoas. Dentro desta temática, são ofertadas turmas de garçom; elaboração de drinks e coquetéis; aperfeiçoamento no serviço de camareiros; tarifário para hotéis e pousadas; excelência no atendimento ao turista; entre outras.

 

Mais de 2.400 vagas já foram ofertadas nos três primeiros meses de atuação do Programa. Mensalmente, a Setur elabora um cronograma de turmas para o mês subsequente, em que são disponibilizadas todas as informações de horário, local, duração e documentação necessária. No site da secretaria: setur.al.gov.br é possível verificar todos os detalhes do Programa Escola do Turismo.

 


 

 

Crédito do Turismo

 

Uma das principais promessas de campanha do governador Paulo Dantas, o Crédito do Turismo já está disponível para as empresas do segmento de turismo em Alagoas desde maio deste ano. Com taxas abaixo do mercado, três linhas de crédito são disponibilizadas pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Agência de Fomento Desenvolve.

 

Na linha de crédito MEI, são disponibilizados empréstimos entre R$ 5 mil e R$ 21 mil para os microempresários individuais cadastrados em um dos mais de 40 tipos de CNAE (Cadastro Nacional de Atividades Econômicas) ligados à atividade turística.

 

Já na linha de crédito para capital de giro e aquisições para ME, EPP e LTDA, são disponibilizados empréstimos de R$ 10 mil a R$ 300 mil com prazo de pagamento de até 48 meses, já contando com 6 meses para começar a pagar.

 

A maior linha de crédito é para investimento em energia solar para ME, EPP e LTDA, em que são ofertados empréstimos de até R$ 400 mil. Com prazo de até 60 meses para pagamento, os beneficiários têm ainda 6 meses para começar a pagar.

 

Para a superintendente de Planejamento e Prospecção de Negócios da Setur, Selefe Gomes, a iniciativa é mais um incentivo para que o trade turístico possa ampliar a capacidade de atendimento aos clientes. “Com estes recursos, as empresas podem investir em aquisição de equipamentos, renovação da estrutura ou qualquer outro benefício que considere relevante para seu negócio. Com taxa de juros de INPC acrescidas 5% ao ano e com isenção de IOF, o Crédito do Turismo é uma oportunidade única para o trade turístico e se mostra muito competitiva quando se compara com qualquer outra instituição financeira”, ressaltou Selefe. 

 

Destino Alagoas

 

Quando se fala em promover o Destino Alagoas, a Setur também dispõe de diversas conquistas. No início do ano, a secretaria recebeu um grupo de jornalistas portugueses para um press trip por diversas regiões do estado -1ª iniciativa 100% carbono neutro. A iniciativa já rendeu diversas reportagens na revista mais lida de Portugal, Visão. Além disso, o portal digital europeu MAGG também já publicou diversas matérias apontando os principais atrativos turísticos de Alagoas.

 

Desde dezembro do ano passado, cerca de 300 táxis adesivados com imagens promocionais de Alagoas rodaram na Europa nas cidades de Lisboa e Porto, em Portugal, além de Roma e Milão, na Itália. 

 

 

Outra estratégia importante adotada pelo Governo de Alagoas por meio da Setur são os roadshows. Levando dezenas de representantes do trade turístico alagoano, esta iniciativa realiza um jantar da capacitação com agentes de viagens de cada cidade visitada para absorverem mais informações sobre os atrativos turísticos e logística entre os destinos, dando mais propriedade na venda do destino. 

 

Logo após as capacitações, são realizadas rodadas de negócio, em que os agentes de viagem conseguem obter informações específicas sobre diversos empreendimentos da rede hoteleira, tendo a oportunidade ainda de firmar parcerias e acordos diretamente entre agências de viagem de hotéis.

 

Como resultado destas iniciativas, o Destino Alagoas se mostra cada vez mais atuante e pronto para receber turistas, como também proporciona espaços para que as viagens para o estado estejam cada vez mais competitivas com outros destinos nacionais e internacionais. Só este ano já foram capacitados mais de 4.600 agentes de viagens de 27 cidades emissoras nacionais e dos três principais países do fluxo internacional em Alagoas: Uruguai, Argentina e Portugal.

 

Para o superintendente de promoção e marketing de produtos e destinos da Setur, Paulo Kugelmas, a pulverização das ações promocionais é fundamental para o sucesso do turismo em Alagoas. “É necessário ser estratégico para alcançar o público certo e na região certa. Fortalecemos a divulgação nas cidades emissoras que possuem conexões facilitadas com Alagoas, para que este fluxo fique cada vez mais consolidado, para que, em seguida, possa ser expandido. É assim que estamos conseguindo atingir números expressivos e vamos continuar colhendo bons frutos deste trabalho”, esclareceu Paulo.

 

Por essa mídia estratégica, o Governo de Alagoas já conseguiu conquistar 44 voos semanais nacionais extras para Alagoas na próxima temporada 2023/2024, como também já conquistou a ampliação da frequência da conexão com Lisboa pela companhia europeia TAP, passando de duas para três operações por semana. A partir de dezembro, a capital alagoana contará também com mais um voo direto para Buenos Aires, operado pela Gol Linhas Aéreas.

 

Além disso, para atender a demanda das festividades de Réveillon, o Governo de Alagoas anunciou, na semana passada, a realização de dois voos extras exclusivos para a virada do ano no estado. As aeronaves, fretadas da Azul Linhas Aéreas, virão de São Paulo com destino às maiores festas de fim de ano do país com um serviço de bordo diferenciado para os turistas.

 

Com espaço para mais de 170 passageiros em cada avião com um serviço de bordo especial, o trecho sairá da capital paulista em dezembro com influenciadores de todo o país convidados pelos eventos da capital e do litoral Norte. A ação contará ainda com a parceira da Luck Receptivos, para recepcionar os turistas e destiná-los para a rede hoteleira alagoana durante sete dias de hospedagens em Alagoas.

 

Aliados aos roadshows, a Setur promove ainda Famtours, quando agentes de viagens vão até o destino para conhecê-lo pessoalmente. Em agosto deste ano, em parceria com a operadora de turismo CVC, um mega famtour foi feito para 50 agentes de viagem de São Paulo. No final do mesmo mês, outro mega famtour, desta vez em parceria com a operadora turística argentina All Seasons, foi realizado para um grupo de 60 agentes de viagens de Buenos Aires, Córdoba, Mar del Plata e Rosário.

 

Em outubro, seis influenciadores digitais europeus realizarão famtours ao longo do mês. A estratégia foi desenvolvida em parceria com a companhia aérea portuguesa TAP. Também com a colaboração internacional da TAP, a Setur estampou em setembro a campanha do Destino Alagoas em seis ônibus turísticos nas cidades italianas de Roma e Milão.

 

Expectativa para o futuro

 

A pandemia de Covid-19 trouxe diversos desafios para os mais diversos setores da economia, e o turismo foi um dos mais afetados. Com a recomendação de distanciamento social, aeroportos, hotéis, restaurantes e diversos empreendimentos do mundo inteiro registaram reduções abruptas de fluxo nunca antes observadas.

 

Com o avanço da vacinação, foi possível controlar a crise e a emergência de saúde deixou de ser uma preocupação de ordem global, mas deixou para trás um longo caminho de recuperação para as empresas. Em Alagoas, políticas públicas como o Crédito do Turismo e o Programa Escola do Turismo visam justamente impulsionar estes negócios para retomarem a sustentabilidade financeira e voltarem ao ritmo de crescimento que seguiam antes da crise de saúde.

 

Para os próximos anos, a secretária de Turismo de Alagoas espera o alcance de índices cada vez mais positivos para o setor no estado. “Em nove meses de gestão, conseguimos registrar resultados históricos para Alagoas e continuaremos neste ritmo para alavancarmos este setor, que funciona para nós como uma ferramenta de transformação social. Quando falamos de um turismo cada vez mais sustentável, não é só sobre preservação ambiental, tão importante já que o carro-chefe do nosso estado são as belezas naturais, mas também na questão econômica e social. É gerando cada vez mais emprego e renda para os alagoanos que mostramos que o turismo é a solução para Alagoas”, finalizou a secretária de Estado.



















alagoas.al.gov.br


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