DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
24/08/2023 às 13h13min - Atualizada em 24/08/2023 às 13h13min

Papo de Gestão #8: Prêmio Prefeitura Empreendedora e o impacto do Sebrae nas inovações municipais

Ama Alagoas

No mais recente episódio da série “Papo de Gestão”, foi realizada uma entrevista de destaque com Renata Fonseca, Diretora do Sebrae Alagoas, abordando o tema “Prefeitura Empreendedora”. A conversa trouxe uma visão abrangente sobre a nova edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, uma iniciativa que tem como objetivo estimular a economia nos municípios e reconhecer os gestores públicos engajados no desenvolvimento socioeconômico de suas localidades.

O lançamento dessa edição ocorreu na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), reunindo líderes municipais de várias partes do estado. O prêmio busca destacar e premiar projetos que fomentem o empreendedorismo, fortaleçam a competitividade das pequenas empresas e promovam a modernização da gestão pública em nível local.

Com uma tradição que se estende por 12 edições, o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora oferece aos municípios a oportunidade de apresentar suas iniciativas até o prazo final de 8 de dezembro, permitindo que desenvolvam propostas que visam o progresso sustentável.

No cenário estadual, Alagoas tem se destacado consistentemente por seu compromisso com o desenvolvimento do empreendedorismo, tendo sido representada na etapa nacional no ano anterior pelo município de Pilar. Essa conquista realça o papel vital das ações voltadas para o fomento do empreendedorismo em âmbito municipal.

O prêmio é segmentado em até 10 categorias abrangendo uma ampla gama de áreas-chave para o desenvolvimento local, incluindo simplificação e estímulo ao empreendedorismo, criação de salas do empreendedor, incentivo às compras governamentais, promoção do empreendedorismo nas escolas, inclusão produtiva, turismo e identidade territorial, sustentabilidade e meio ambiente, empreendedorismo rural, cidade empreendedora e governança governamental.

Para participar, os municípios são convocados a elaborar projetos detalhados que demonstrem suas iniciativas de maneira clara e abrangente. Após a submissão dos projetos, é conduzida uma fase de habilitação, na qual ocorre uma avaliação criteriosa para selecionar os projetos mais promissores. Na sequência, é realizada uma visita técnica ao município, permitindo uma avaliação presencial. A premiação estadual está agendada para o próximo ano, celebrando as práticas inovadoras adotadas pelas prefeituras vencedoras.

As iniciativas vitoriosas no âmbito estadual avançam para a competição nacional. No ano anterior, mais de 1,6 mil inscrições foram recebidas de 1.327 prefeituras de todo o país. A previsão é que a cerimônia de premiação nacional ocorra em julho de 2024.

As inscrições estarão abertas a partir de 15 de agosto e se estenderão até 8 de dezembro. Informações detalhadas, regulamentos e o cronograma completo das etapas estão disponíveis no site oficial do prêmio, acessível em www.prefeituraempreendedora.sebrae.com.br.

A entrevista completa com Renata Fonseca está disponível no canal oficial da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) no YouTube, proporcionando uma perspectiva aprofundada sobre como o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora pode contribuir efetivamente para o crescimento econômico e social dos municípios.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp