DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
27/07/2023 às 10h30min - Atualizada em 27/07/2023 às 10h30min

Centro da Uncisal oferece testes rápidos no “Dia D” de combate às hepatites virais

Ação acontece nesta sexta-feira, de 8h às 11h, no Trapiche da Barra; haverá testes para hepatite B e C

Encerrando as ações da campanha do Julho Amarelo, o Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) disponibiliza, nesta sexta-feira (28), testes rápidos de investigação para as hepatites B e C”. A ação acontece de 8h às 11h, na sede do CPML, no Trapiche da Barra, neste que é considerado o Dia D de combate às hepatites virais.

 

Serão oferecidos à população e aos servidores que procurarem pelo serviço cerca de 50 testes, distribuídos por ordem de chegada. O exame é rápido, com tempo para entrega de resultados pós-teste de até 30 minutos. Para participar, é necessário a apresentação de documento com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a enfermeira Laura Acioli, uma das responsáveis pela ação.

 

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas, quando aparecem, manifestam-se na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

 

 

No caso específico das hepatites virais B e C, que são o objeto da campanha Julho Amarelo no CPML, elas podem ser transmitidas por via sexual e contato sanguíneo. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado.  A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não há vacina. Já a hepatite B conta com vacina, mas a melhor forma de prevenção de ambas está associada ao uso do preservativo.






















alagoas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp