DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
15/07/2023 às 14h11min - Atualizada em 15/07/2023 às 14h11min

HGE realiza mais de 33 mil exames de imagem nos primeiros seis meses deste ano

Procedimento auxilia diretamente na conduta médica e assistencial, tratamento e cura do paciente

Referência na assistência de urgência e emergência em Alagoas, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, realizou 33.128 exames de imagem de janeiro a junho deste ano. Foram 16.445 raios-X, 13.461 tomografias computarizadas, 1.472 ultrassonografias, 1.420 ecocardiogramas e 330 endoscopias.

 

Entre os beneficiados está a professora Luciene Santos, de 33 anos, que precisou passar por exames de raios-X quando esteve internada no HGE, devido a um acidente de trânsito. Ela ressalta a relevância dos exames para que os médicos adotassem a conduta mais adequada para o seu total restabelecimento. 

"Logo na entrada, na área Vermelha, solicitaram um raios-X e uma tomografia, que diagnosticaram as fraturas das vértebras l4 e l5, além das do braço e perna esquerdos. Durante todo o período em que estive internada, fui acompanhada e passei por exames de imagem que indicaram aos profissionais médicos os locais precisos para os procedimentos cirúrgicos e toda a assistência", relatou a professora.

 

Para o diretor do HGE, Fernando Melro Fortes, esses números refletem a qualidade da assistência prestada pelo hospital aos pacientes. "O HGE também é referência porque assegura aos pacientes exames imprescindíveis ao diagnóstico, Tivemos, nos últimos seis meses, 24.581 alagoanos atendidos e 33.128 exames realizados, porque alguns usuários realizaram mais de um procedimento e, alguns, inclusive, repetiram para acompanhar a evolução do seu caso”, explicou o gestor.

 

Moderno

Segundo Kamila Cabral, coordenadora técnica do Serviço de Imagem e supervisora das Técnicas Radiológicas (SATR) do HGE, esses os exames auxiliam diretamente na conduta médica e assistencial, tratamento e cura do paciente. “Eles são a melhor opção para diagnósticos mais precisos, podendo ser realizados de diversas formas. Com os exames é possível avaliar a região onde está o problema, bem como, a sua extensão, auxiliando na decisão de qual será a melhor forma para conduzir o tratamento”, explicou.

Kamila Cabral reforçou que o Centro de Imagem do HGE conta com o que há de mais moderno na atualidade, além de possuir uma das equipes mais bem preparadas da região. “Contamos com médicos radiologistas, médicos em suas especialidades específicas, equipe de enfermagem, técnicos em radiologia e colaboradores administrativos. E nosso serviço contempla exames de tomografia computadorizada, raios-x digital, ultrassonografias, endoscopias, ecocardiograma e hemodinâmica”.

 

De acordo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o Serviço de Imagem do HGE é um dos mais modernos do Estado e vem recebendo investimentos nos últimos meses, visando ampliar a assistência aos pacientes. “Alteramos fluxos, estamos investindo em recursos humanos e adquirindo novos equipamentos de ponta, como um segundo aparelho de Hemodinâmica, visando assegurar que mais alagoanos possam ser assistidos ao mesmo tempo, reduzindo o tempo de internação e salvando mais vidas”, destacou o gestor da saúde estadual.



















alagoas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp