DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
04/07/2023 às 15h13min - Atualizada em 04/07/2023 às 15h13min

Chegada do inverno: Equatorial faz alerta sobre os riscos e perigos da energia elétrica no período chuvosoChegada do inverno: Equatorial faz alerta sobre os riscos e perigos da energia elétrica no período chuvoso

Atenção deve ser redobrada dentro e fora de casa para evitar transtornos e acidentes

O inverno alagoano chegou e apesar do clima agradável, o período exige muitos cuidados, principalmente quando o assunto envolve energia elétrica. A atenção deve ser redobrada dentro e fora de casa. Por isso, a Equatorial Alagoas faz um alerta aos alagoanos para evitar transtornos e acidentes durante o período chuvoso.

O primeiro cuidado que deve ser tomado é com as instalações elétricas internas das residências, conforme orienta o engenheiro eletricista da Equatorial Alagoas, Leonardo Lima. “As instalações elétricas antigas ou mal executadas são fatores que colocam em risco a vida de todos, principalmente nesse período de maior umidade dos imóveis. O ideal é fazer a verificação antes da chegada do inverno, mas se surgir uma emergência, a orientação é acionar um profissional capacitado para realizar os serviços e evitar fazer os reparos durante as chuvas intensas, devido aos riscos de descargas atmosféricas”, disse.

Outra dica está relacionada as inundações. O engenheiro ressalta que caso o nível da água se aproxime das tomadas ou da rede elétrica, é preciso desligar o disjuntor imediatamente e chamar um profissional qualificado para fazer a revisão do local antes de ligá-lo novamente.

“Em casos de enchentes que atingem a área interna do imóvel ou do contato da água com equipamentos elétricos e tomadas, o primeiro passo é realizar o desligamento do disjuntor geral. Isso deve acontecer assim que o morador perceber os primeiros sinais de alagamento na casa. Jamais se deve tocar ou ligar os aparelhos eletrônicos que estiverem molhados, para evitar choques elétricos. Manter a energia elétrica em funcionamento dentro de ambientes alagados é um risco”, alertou.

Durante o inverno também é importante ter cuidado redobrado com reformas ou construções, a recomendação é evitar a instalação de quadros elétricos em áreas úmidas, como lavanderias, banheiros e paredes externas ou com janelas. Leonardo Lima orienta ainda que durante as chuvas é importante evitar fazer manutenção em telhados devido ao risco de ser atingido por raios

Cuidados fora de casa

“Caso a pessoa esteja ao ar livre em situações de chuvas, é recomendável procurar um local seguro e longe de árvores, pois elas atraem raios e os galhos podem cair, causando acidentes. Outra dica válida é não se aproximar de cercas de arame e varais metálicos, que também atrair descargas atmosféricas”, orienta o engenheiro.

Segurança

Em caso de acidentes com poste ou ao encontrar um fio de energia elétrica solto na rua, a Equatorial orienta que os clientes não se aproximem, façam o isolamento da área e acionem o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Distribuidora de energia pelo 0800 082 0196.

Caso um fio partido atinja algum carro com ocupantes, a orientação é jamais tentar sair do veículo até que seja feito o atendimento pelas equipes especializadas, para evitar que acidentes graves ou até mesmo fatais venham a acontecer.
















ama-al


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp