DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
23/06/2023 às 10h27min - Atualizada em 23/06/2023 às 10h27min

Seprev alerta para os perigos do álcool e das drogas

Superintendente de Políticas sobre Drogas destaca ainda os avanços do Governo de Alagoas no acolhimento de dependentes químicos

Superintendente de Políticas sobre Drogas da Seprev, Lideilma Alves aponta que consumo excessivo de álcool e outras drogas são problemas crônicos e recorrentes
 

A dependência de substâncias psicoativas é um problema que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), realizada em 33 países da América Latina, as contingências econômicas e sociais impostas pela pandemia da Covid-19 aumentaram consideravelmente nos últimos anos.

 

Para reduzir o número de pessoas no consumo dessas substâncias, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) alerta para os riscos do consumo excessivo de álcool e de outras drogas. Segundo a superintendente de Políticas sobre Drogas, Lideilma Alves, este é um problema recorrente, sobretudo nos públicos de maior vulnerabilidade social.

 

“O consumo excessivo de álcool e outras drogas é um problema crônico e recorrente. Nosso papel é alertar a população e tentar combater esse problema que afeta a vida de várias pessoas”, afirma Lideilma Alves.

 

“Os dependentes ainda sofrem com a estigmatização imposta sobre eles, que muitas vezes são vítimas de questões sociais e apenas precisam de auxílio médico e psicológico. Em Alagoas, este processo de apoio a essas pessoas avançou muito nos últimos anos e temos resultados expressivos que demonstram a necessidade de investimento em políticas públicas efetivas em todo o país”, complementa a superintendente.

 

Prejuízos sociais

O consumo excessivo de álcool ainda está relacionado a mais de 200 doenças, tais como obesidade, diabetes, pressão alta e alguns tipos de tumores. “A dependência é uma questão de saúde pública e, além de prejudicar a saúde do dependente, o vício fere as relações pessoais e provoca prejuízos sociais que poderiam ser evitados. Precisamos estar atentos e estender a mão para todos aqueles que estão precisando”, disse Lideilma.

Em Alagoas, as Políticas sobre Drogas são coordenadas pela Seprev e são responsáveis pela execução do programa Rede Acolhe, um dos programas voltados para o acolhimento de dependentes químicos mais bem avaliados em todo o país. O programa oferta 750 vagas gratuitas para pessoas que buscam tratamento voluntário em uma das 33 comunidades terapêuticas credenciadas ao Governo de Alagoas.

 

Semana Nacional de Política sobre Drogas

Para fortalecer e ampliar ainda mais o atendimento da Rede Acolhe, a Seprev irá realizar diversas ações, entre os dias 26 e 30 de junho, em alusão à Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, período instituído pela Lei 13.840, de 5 de junho de 2019. O cronograma de atividades conta com busca ativa por dependentes químicos pelas ruas de Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema, além da distribuição de materiais com o tema adotado “A curiosidade mata! Não experimente drogas”.

 

De acordo com a lei, durante esta semana órgãos ligados à Política sobre Drogas devem promover ações voltadas à redução da oferta de drogas no país e à prevenção da dependência química. A semana foi escolhida por fazer alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado em 26 de junho. Em Alagoas, a Seprev é a responsável por coordenar as ações voltadas para o fortalecimento das Políticas sobre Drogas.
















alagoas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp