DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
17/06/2023 às 00h42min - Atualizada em 17/06/2023 às 00h42min

Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador promove capacitação sobre notificação de acidentes e doenças do trabalho

Ação foi realizada em parceria com o MPT e Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social

O Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), capacitou técnicos dos Cerests regionais, nos municípios de Arapiraca, Maceió, Santana do Ipanema, Jacuípe, Matriz de Camaragibe, Maragogi, Passo de Camaragibe, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Milagres, Campestre, Colônia Leopoldina, Joaquim Gomes, Jundiá, Santana do Mundaú, Penedo e Porto Real do Colégio. O treinamento aconteceu no auditório do órgão, nesta sexta-feira (16), no bairro Poço, em Maceió.

 

A ação teve a parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas (Seades). O objetivo foi sensibilizar os técnicos dos Cerests regionais sobre a importância e obrigatoriedade de registrar os casos de acidentes e doenças do trabalho atendidos em unidades de saúde no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

 

A coordenadora do Cerest Estadual, Elisabete Macedo, ressaltou a importância do treinamento para que os municípios compreendam que a notificação de danos à saúde do trabalhador é um compromisso, para que o Estado consiga realizar planejamentos estratégicos e intervenções que atendam melhor cada região. 

“Não podemos tratar as regiões de uma única forma, por isso é importante esse diagnóstico para entender melhor quais são as lacunas e dificuldades. Por isso reunimos os municípios para que possamos entender as necessidades de cada um e possamos fazer essa retaguarda nas ações mais assertivas”, explicou.

 

Durante o treinamento os participantes acompanharam palestras ministradas pela equipe do Cerest com os temas politica nacional de saúde; acidentes e agravos decorrentes da atividade laboral; perfil produtivo; notificações em saúde do trabalhador; o papel da assistência social no enfrentamento do trabalho infantil; vgilância do trabalho infantil; e importância das notificações em saúde do trabalhador.

 

Durante a capacitação, a assistente social e coordenadora do Cerest Regional de Maceió, Renata Amorim, destacou a integração dos órgãos regionais em unir forças para o melhor atendimento dos trabalhadores municipais. “A troca de saberes é muito relevante. No tocante à vigilância em saúde do trabalhador, as notificações para o Sinan sobre os agravos possibilitam a implementação de políticas públicas que assegurem qualidade de vida para o trabalhador”, disse.

 

Já a coordenadora do Cerest Regional de Arapiraca, Verônica dos Santos, agradeceu a oportunidade de participar da capacitação, visando qualificar as informações repassadas pelo município. “Acredito que quando voltar para cidade e repassar as informações obtidas aqui no treinamento, nossa equipe irá aperfeiçoar, ainda mais, o trabalho realizado, obtendo e cadastrando as notificações”, enfatizou.

























alagoas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp