DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
15/06/2023 às 10h52min - Atualizada em 15/06/2023 às 10h52min

Diferenciais da merenda escolar de Pilar são apresentados em congresso internacional

Em São Paulo, nutricionistas do município apresentam artigos científicos sobre a educação alimentar nas escolas públicas, onde a merenda é protagonista no desenvolvimento integral dos estudantes

Ascom Pilar
Um dos maiores congressos de nutrição da América Latina, o Ganepão, teve início nesta quinta-feira (14) no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, e a merenda escolar da cidade alagoana de Pilar é destaque como aliado no processo de ensino e aprendizagem, além de uma poderosa ferramenta no combate à insegurança alimentar. A experiência do município está sendo apresentada pela equipe de nutricionistas da Prefeitura, que teve quatro artigos aprovados para o evento, o qual debate o papel da educação alimentar e nutricional na atualidade.

No encontro, também voltado para médicos, enfermeiros e farmacêuticos, entre outros profissionais da área da saúde, as nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação de Pilar retratam práticas importantes, como as refeições do ensino em tempo integral, os cardápios e o programa Plantando o Futuro, por meio do qual o Município abastece as escolas da rede municipal com alimentos da agricultura familiar, gerando emprego e renda no campo.

Patrícia Barbosa é nutricionista do Município e está na capital paulista para expor um estudo envolvendo 159 alunos com idade entre 4 e 5 anos, realizado em março de 2023 e cujo objetivo foi comparar estudantes que consomem a alimentação servida na escola com aqueles que levam lanches de casa, considerando, principalmente, a oferta de alimentos ultraprocessados e a consequente prevalência da obesidade – o que acarreta o surgimento de várias doenças e compromete, sobremaneira, a qualidade de vida.

“O ambiente escolar é oportuno para se garantir o acesso a uma alimentação saudável. Ele favorece a promoção de ações educativas visando à mudança de hábito. E foi com base nesse estudo que elaboramos um cronograma de atividades junto à escola, mobilizando os pais dos alunos para conscientizá-los sobre os males dos lanches ultraprocessados e sobre a importância de se consumir frutas, verduras e legumes”, explica a nutricionista.

Pilar quadruplicou o investimento em merenda nos últimos anos, como explica o prefeito Renato Filho. “Nós passamos a destinar quatro vezes mais recursos para a merenda das escolas municipais e hoje todas as nossas creches e escolas têm o desjejum, porque entendemos a importância de uma boa alimentação para a formação dos nossos jovens. Além disso, são quase 3 mil alunos estudando em tempo integral e que, por isso, recebem merenda, desjejum, almoço e lanche da tarde. É dessa forma que garantimos perspectiva de futuro para todos”, avalia Renato.

Para o secretário municipal de Educação, Clewinho Cavalcante, a participação no congresso reflete justamente essa atenção especial dispensada à merenda escolar. “Pilar não poderia deixar de contribuir. Estamos presentes com todas as nutricionistas da secretaria, cujos artigos abordam o alcance da nossa política de nutrição. Afinal, a merenda servida nas nossas escolas é uma referência para Alagoas e modelo para o Brasil. Esse é o padrão da gestão do prefeito Renato Filho”, destaca.

Outra nutricionista da Prefeitura que participa do congresso é Beatriz Dias. Ela destaca a importância da troca de experiências durante o Genapão. “Retornaremos para Alagoas com mais conhecimento, para que possamos melhorar cada vez mais a qualidade da merenda ofertada aos estudantes”, afirma a servidora do município, cuja equipe também é composta pelas nutricionistas Charla Feitoza, Aryelle Gonçalves, Kiara Cavalcante e Nayane Soares.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp