DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
12/06/2023 às 10h16min - Atualizada em 12/06/2023 às 10h16min

Diteal fecha semana em comemoração à Semana do Meio Ambiente com saldo de público positivo

Cerca de 2 mil pessoas participaram das atividades no Complexo Cultural Teatro Deodoro ao longo dos seis dias de programação

Um sucesso. Esse foi o balanço feito pela Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal), a organização da Feira Agroecológica Novo Jardim e todos os envolvidos na produção das comemorações em alusão à Semana Nacional do Meio Ambiente. Estima-se que cerca de 2 mil pessoas passaram pelos espaços que compõem o Complexo Cultural Teatro Deodoro das quais destes cerca de 1.300 foram alunos da rede pública de ensino.

 

A feira agroecológica ficou montada no pátio externo do Teatro Deodoro, mas a programação também envolveu visitas guiadas pelas exposições na galeria de artes visuais, assim como atividades nos teatros de Arena Sérgio Cardoso e Deodoro.

  

A programação teve início na segunda-feira (5) e seu encerramento no último sábado (10), unindo conscientização, arte, comercialização de produtos saudáveis e muita troca de experiências ao longo dos 6 dias de atividades. “Quando juntamos arte, natureza e gente, dá certo, e assim foi a Semana do Meio Ambiente, comemorada pela Diteal com muita poesia, roda de conversas, produtos sustentáveis e orgânicos como  teatro, dança, peças, oficinas e muita gente que circulou por nossos espaços”, disse Sandra Menezes, diretora-presidente da Diteal.

 

“Tivemos crianças de escolas públicas e muita gente de todas as idades, uma verdadeira comunhão com a diversidade. Essa é a missão do Governo Paulo Dantas,  chegar a todos”, completa a gestora da Diteal.

 

Público-alvo

Apesar de ser aberta a toda população, a Semana do Meio Ambiente tinha como público-alvo alunos da rede pública de ensino, já que uma das ideias sempre foi que o evento fosse um vetor pedagógico, promovendo o aprendizado dos alunos e também do público, mas tendo a arte como suporte.

 

As pessoas que passaram pelos espaços, além de terem contato com uma gama bem diversa de atividades e apresentações culturais, também tinham à disposição a comercialização de produtos saudáveis, que são oriundos da agricultura familiar, uma vez que a feira em sua essência tem o escoamento dessa produção como um de seus princípios.

 

Josival Oliveira, um dos organizadores da feira, enxerga que uma programação tão diversa como a que ocorreu só é possível através da união de forças, como a parceria da feira com a Diteal.  “Esse é nosso segundo momento, já que tivemos uma primeira experiência de parceria no aniversário de 112 anos do Teatro Deodoro. O que vejo é que durante essa semana, conseguimos ter a resposta das pessoas, alunos, professores, artistas e público em geral,  juntando todos os elementos. Mostramos uma grande força, potencial de poder proporcionar para a sociedade discussões que levem para a preservação do meio ambiente e isso só foi possível através dessa parceria que deu muito certo”, destacou Oliveira.

 

Sustentabilidade e valorização da cultura

Diana Aleixo é outra integrante da organização da Feira Agroecológica e conta que não é e nem foi fácil reunir a gama de artistas para a comemoração. “Para montar uma programação como essa, temos que ter em mente quais artistas dialogam com a proposta e, assim, a gente poder fazer essa troca, de falar sobre sustentabilidade, mas poder valorizar os símbolos da cultura alagoana. Tivemos palestra, muita música, mas é importante frisar que buscamos trazer os precursores dessa cultura, como Mestra Dona Benedita, Télma César, e os novos nomes, como a Poesia Musicada no Pandeiro”, destaca Diana.

 

O artista Fernando Rosendo ou MC Tribo foi um dos participantes da Semana do Meio Ambiente, ministrando uma roda de conversa sobre a cultura Hip Hop, mas aproveitou o momento para fazer o que sabe de melhor, que é cantar e mandar o seu recado contundente sobre a realidade que vive, através da música. “Estar aqui na feira, fazer parte desse evento cultural para mim é de fundamental importância porque o Hip Hop está inserido em vários outros espaços e aqui não é diferente. O fato de o Teatro Deodoro ter aberto as portas para que a feira acontecesse e aberto as portas para o Hip Hop, coco e tantas outras expressões culturais se fizessem presentes é muito importante para nós artistas”, destacou Fernando Rosendo.

 

Para que tudo desse certo, foi importante ainda o trabalho exercido por toda a equipe da Diteal, desde o administrativo até a equipe técnica, passando pelos estagiários .

 

“Que semana feliz de realizações foi estar em mais uma parceria com a Feira Agroecológica Novo Jardim, desta vez para promover a Semana do Meio Ambiente do Teatro Deodoro. Isso nos proporcionou momentos memoráveis em forma de arte, integração com os produtores agrícolas dos assentamentos de Alagoas, troca de informações e aprendizados sobre questões diversas sobre o meio ambiente, além da visitação de mais de 1.300 alunos da rede pública de ensino”, finalizou Alexandre Holanda, gerente artístico-cultural da Diteal.



















alagoas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp