Projeto é uma estratégia de localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para os 102 municípios alagoanos e está disponível online para todas as pessoas.
Plataforma concentra mais de cem indicadores, e disponibiliza dados atualizados para apoiar o desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências.
O site também disponibiliza uma sistematização de programas estratégicos do Estado.
Como os municípios alagoanos estão alinhados em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?
Essa resposta já é acessível para todos os cidadãos através do Observatório de Políticas Públicas do Estado, uma estratégia de localização dos ODS para as 102 cidades alagoanas.
A iniciativa foi lançada pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) com o Governo de Alagoas na última sexta-feira (26), durante a 6ª edição do Fórum Participativo do Plano Plurianual 2024-2027, realizado em Arapiraca (AL).
Elaborada em parceria com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), a plataforma concentra mais de cem indicadores e disponibiliza dados atualizados para apoiar o desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências.
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, enfatizou a relevância da iniciativa:
“Temos investido bastante em projetos e ações que vão auxiliar o Estado a coletar informações, dados e tudo que for possível para auxiliar o Governo de Alagoas a executar ações mais eficazes, que beneficiam os alagoanos.”
Na ferramenta, é possível selecionar os dados por território, por ODS, por meta ou por indicadores específicos. Além do impacto nas ações, a estratégia visa promover uma tomada de decisões mais transparente, o acesso a dados abertos e a participação cidadã na construção e no monitoramento de programas e projetos.
“Com o Observatório, o Estado, municípios, organizações da sociedade civil e a academia alagoana têm uma ferramenta de fácil acesso e que pode apoiar a criação e manutenção de políticas públicas de forma mais efetiva e conectada às agendas globais de desenvolvimento. É uma ferramenta muito importante para que esses agentes entendam quais as prioridades dos municípios e em que áreas devem agir.” – Angélica Carnelosso, analista de programas do ONU-Habitat.
Programas Estratégicos do Estado
A plataforma também traz a sistematização de nove Programas Estratégicos do Estado. O estudo, desenvolvido em parceria com as secretarias do Executivo alagoano, busca fortalecer a utilização de evidências e os mecanismos de monitoramento e avaliação na formulação de políticas públicas.
Fomentando também a replicabilidade dos programas, a sistematização traz um panorama das principais características e resultados dessas iniciativas, levantando suas trajetórias e construindo uma visão compartilhada das principais informações que as descrevem.
“Toda essa agenda com o ONU-Habitat é muito importante. São informações e relatórios que servirão de base para todos os estados brasileiros. Além de escutar as pessoas, nós estamos nos baseando em dados, otimizando recursos e melhorando a qualidade de vida da população.” – Gabriel Albino, secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas.
O Observatório de Políticas Públicas de Alagoas e a sistematização dos nove programas estratégicos do Estado estão disponíveis no link: https://observatorio.al.gov.br/
ama-al