DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
07/06/2023 às 09h23min - Atualizada em 07/06/2023 às 09h23min

ONU-Habitat e Governo de Alagoas lançam Observatório de Políticas Públicas do Estado

Projeto é uma estratégia de localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para os 102 municípios alagoanos e está disponível online para todas as pessoas.

Plataforma concentra mais de cem indicadores, e disponibiliza dados atualizados para apoiar o desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências.

site também disponibiliza uma sistematização de programas estratégicos do Estado.

Como os municípios alagoanos estão alinhados em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?
 

Essa resposta já é acessível para todos os cidadãos através do Observatório de Políticas Públicas do Estado, uma estratégia de localização dos ODS para as 102 cidades alagoanas.

A iniciativa foi lançada pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) com o Governo de Alagoas na última sexta-feira (26), durante a 6ª edição do Fórum Participativo do Plano Plurianual 2024-2027, realizado em Arapiraca (AL).

Elaborada em parceria com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), a plataforma concentra mais de cem indicadores e disponibiliza dados atualizados para apoiar o desenvolvimento de políticas públicas baseadas em evidências.

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, enfatizou a relevância da iniciativa:

“Temos investido bastante em projetos e ações que vão auxiliar o Estado a coletar informações, dados e tudo que for possível para auxiliar o Governo de Alagoas a executar ações mais eficazes, que beneficiam os alagoanos.”

Na ferramenta, é possível selecionar os dados por território, por ODS, por meta ou por indicadores específicos. Além do impacto nas ações, a estratégia visa promover uma tomada de decisões mais transparente, o acesso a dados abertos e a participação cidadã na construção e no monitoramento de programas e projetos.

“Com o Observatório, o Estado, municípios, organizações da sociedade civil e a academia alagoana têm uma ferramenta de fácil acesso e que pode apoiar a criação e manutenção de políticas públicas de forma mais efetiva e conectada às agendas globais de desenvolvimento. É uma ferramenta muito importante para que esses agentes entendam quais as prioridades dos municípios e em que áreas devem agir.” – Angélica Carnelosso, analista de programas do ONU-Habitat.

Programas Estratégicos do Estado

A plataforma também traz a sistematização de nove Programas Estratégicos do Estado. O estudo, desenvolvido em parceria com as secretarias do Executivo alagoano, busca fortalecer a utilização de evidências e os mecanismos de monitoramento e avaliação na formulação de políticas públicas.

Fomentando também a replicabilidade dos programas, a sistematização traz um panorama das principais características e resultados dessas iniciativas, levantando suas trajetórias e construindo uma visão compartilhada das principais informações que as descrevem.

“Toda essa agenda com o ONU-Habitat é muito importante. São informações e relatórios que servirão de base para todos os estados brasileiros. Além de escutar as pessoas, nós estamos nos baseando em dados, otimizando recursos e melhorando a qualidade de vida da população.” – Gabriel Albino, secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas.

O Observatório de Políticas Públicas de Alagoas e a sistematização dos nove programas estratégicos do Estado estão disponíveis no link: https://observatorio.al.gov.br/

















ama-al


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp