DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
29/05/2023 às 10h49min - Atualizada em 29/05/2023 às 10h49min

Presidente da AMA destaca importância do “Mais Médicos”

 

A volta do Mais Médicos gera expectativa nos municípios alagoanos, especialmente naqueles localizados no Sertão, região que mais sofre com a falta de profissionais de saúde. Todos os gestores municipais estão sendo informados sobre os regramentos e nenhum até o momento informou sobre recusa ao programa, segundo informou o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems).

Em Alagoas, são ofertadas 41 vagas em 31 municípios contemplados. O edital abriu, no total, 6,2 mil vagas em todo o país, incluindo mil postos inéditos para a Amazônia Legal.

A previsão é de que essas sejam as primeiras vagas de um total de 15 mil que serão abertas até o fim do ano, chegando a mais de 28 mil médicos atuando no país para agilizar o acesso à saúde na Atenção Primária, porta de entrada do SUS. O investimento por parte do governo federal neste ano será de R$712 milhões.

Para atender as regiões que mais precisam, o Programa Mais Médicos utiliza critérios na distribuição das vagas como a situação de vulnerabilidade social.

Por isso, 47% das vagas foram destinadas às regiões de alta vulnerabilidade social, sendo 1,1 mil nos municípios de extrema pobreza e 1,8 mil para contemplar a categoria alta e muito alta de vulnerabilidade.

Em entrevista ao jornal Gazeta de Alagoas, o presidente da AMA, Hugo Wanderley disse que “só em Alagoas são 41 novas vagas em 31 municípios, locais distantes dos grandes centros urbanos, onde os municípios têm dificuldade da permanência desses profissionais. Isso é muito importante porque a gente contempla as pessoas, principalmente as que mais precisam com acesso aos serviços de saúde”.

O PROGRAMA Para a execução das ações de aperfeiçoamento no âmbito do Mais Médicos, é concedida aos médicos participantes do programa uma bolsaformação no valor mensal bruto de R$ 12.386,50. Esse valor é revisto anualmente, tendo como referência o mês de junho do exercício financeiro em curso.

MUNICÍPIOS ALAGOANOS Os municípios alagoanos contemplados foram: Arapiraca, Cacimbinhas, Campestre, Campo Alegre, Colônia Leopoldina, Dois Riachos, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Inhapi; Junqueiro, Maragogi, Maravilha, Marechal Deodoro, Ouro Branco, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Penedo, Pindoba, Piranhas, Poço das Trincheiras, Porto Calvo, Porto de Pedras, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela e União dos Palmares.
















ama-al


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp