DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
11/05/2023 às 13h21min - Atualizada em 11/05/2023 às 13h21min

Uncisal cadastra pacientes para emissão da Carteira de Identificação de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Ação foi realizada pelo Centro Especializado em Reabilitação da Universidade, que oferta o serviço com exclusividade no estado

alagoas.al.gov
A CIPTEA representa visibilidade, dignidade e acesso prioritário aos serviços de assistência social, educação e saúde, inclusive na rede privada

As pessoas com Transtorno do Espectro Autista atendidas pelo Centro Especializado em Reabilitação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (CER III / Uncisal) participaram do cadastro para emissão da Carteira de Identificação (CIPTEA) nesta quinta-feira (11/05). A ação aconteceu no CER III, onde também foi realizado o censo da pessoa com deficiência, idealizado em Alagoas por meio da Secretaria do Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdec).


 

 

“O Centro Especializado em Reabilitação da Uncisal compõe a rede de assistência à pessoa com deficiência do estado e oferta o serviço com exclusividade em Alagoas”, destacou Janaína Cajueiro, coordenadora do CER III/Uncisal. Ela acrescentou que a unidade atende as modalidades física, auditiva e intelectual, e nesta última estão inseridas as crianças com Transtorno do Espectro Autista.

 

 

 

Janaína Cajueiro diz que a unidade atende as modalidades física, auditiva e intelectual

 

 

De acordo com Janaína Cajueiro, a iniciativa da Secdec vai identificar o quantitativo de pacientes que hoje são deficientes físicos e são assistidos pelo CER III, entendendo assim o perfil da pessoa com deficiência para então pensar em investimentos na área. Uma das pessoas que será beneficiada pela CIPTEA é Davi Lucas Santos, 5 anos, que é atendido pela unidade da Uncisal desde os 8 meses de idade.

 

 

“Eu dou graças a Deus que meu filho é assistido pelo Centro Especializado em Reabilitação da Uncisal. Embora seja longe, pois venho do município de Colônia Leopoldina, aqui o Davi recebe o atendimento em fonoaudiologia e terapia ocupacional”, contou Elaine Cristina Santos, a mãe do Davi, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista.

 

 

Elaine Cristina Santos: “Eu dou graças a Deus que meu filho é assistido pelo Centro Especializado em Reabilitação da Uncisal”

 

 

Segundo Franciane Pinto Costa, gerente de Políticas Temáticas da Secdef, muitas pessoas se deslocam para os grandes centros para receber o atendimento necessário. “Agora, com a realização do censo, vamos conhecer para incluir as pessoas nas políticas públicas, ou mesmo criar novas políticas que atendam as necessidades atuais”, explicou a gerente, ressaltando a importância dos dados, visto que o último censo realizado em 2010 não descrevia o tipo de deficiência.

 

 

CIPTEA

 

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista representa visibilidade, dignidade e acesso prioritário aos serviços de assistência social, educação e saúde, inclusive na rede privada.

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp