O mês de maio é dedicado ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e o Comitê Gestor da Rede de Atenção às Violências (RAV) se reuniu nesta segunda-feira (8), no Salão Aqualtune do Palácio República dos Palmares, para debater, numa articulação transversal entre os componentes da administração pública, órgãos e sociedade civil organizada, ações integradas de promoção, prevenção e combate às violências com ênfase na campanha Maio Laranja 2023.
A presidente da RAV, psicóloga Camille Wanderley, fez uma apresentação geral das ações da Rede de Atenção e também do calendário da campanha Maio Laranja em Alagoas. Ela também ressaltou a proposta de elaboração do plano de trabalho para este ano, que terá como objetivo estimular boas práticas entre os membros do comitê, além de socializar o material para os componentes da sociedade civil.
“O objetivo desta reunião foi a apresentação do plano de trabalho para o Maio Laranja e também para nos aproximarmos dos novos membros do comitê para que possamos inserir todas as ações dentro Plano Plurianual do Governo de Alagoas e seguir avançando com as demais pautas a serem abordadas nos próximos encontros, a exemplo de discussões sobre ações voltadas para a população LGBTQIA+, os povos indígenas e a população idosa”.
Durante a reunião, a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) fez uma apresentação do guia digital, prático e interativo lançado pela pasta como subsídio estratégico de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Recém-empossada como secretária-chefe do Gabinete Civil, Roseane Vasconcelos terá a incumbência de coordenar o comitê gestor da RAV. Ela ressaltou a importância do trabalho realizado pelo grupo em Alagoas.
alagoas.al.gov.br