DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
10/06/2019 às 16h17min - Atualizada em 10/06/2019 às 16h17min

Arapiraca está sem vacinas da gripe e imunização de crianças fica prejudicada

Município não sabe se irá receber novas doses da vacina; crianças precisam tomar a segunda dose

- Fonte: Gazetaweb
Cidade de Arapiraca já está sem doses da vacina contra gripe FOTO: ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL
 

O município de Arapiraca já estava sem doses da vacina contra a gripe na manhã desta segunda-feira (10), antes mesmo do fim da prorrogação da campanha, que deve ser encerrada no próximo dia 15 de junho. A cidade conseguiu cumprir a meta de cobertura de mais de 90% do grupo prioritário, com exceção das crianças de 6 meses a menores de seis anos. 

A localidade se encontra agora diante de uma situação complicada, pois está sem doses da vacina e sem previsão de quando deve receber ou mesmo se vai contar com novos lotes. Para piorar a situação, todas as crianças já vacinadas devem receber uma segunda dose dentro do período de 30 dias após a primeira aplicação. A confirmação foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

No geral, Arapiraca superou a meta de vacinação acima de 90% entre o público prioritário, determinada pelo Ministério da Saúde, mas, sem a vacina, a campanha já está suspensa na cidade até que a situação seja resolvida.

De acordo com Adriana Duarte, coordenadora de Doenças Imunopreveníveis da Saúde, a pasta deve entrar em contato com os órgãos no Estado e no Governo Federal, para saber como deve ficar a situação e buscar solução, já que as crianças que se vacinaram, precisam receber a segunda dose. Nesta terça-feira, segundo ela, a secretaria local deve divulgar um balanço mais amplo da situação.

Até a semana passada, o município havia vacinado mais de 15 mil crianças, mas o percentual correspondia a 77,4% desse público, estimado em 20.024 meninos e meninas. Na ocasião, o secretário da Saúde, Glifson Magalhães, havia anunciado a realização de busca ativa, para chegar ao patamar exigido e assegurar a imunização contra a gripe. Sem a vacina em estoque, o resultado final segue ameaçado. Arapiraca também já havia informado que a campanha seguiria apenas para o público prioritário, sem abertura para toda a população, como havia sugerido o Ministério da Saúde.

 

 
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp