DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
28/04/2023 às 10h13min - Atualizada em 28/04/2023 às 10h13min

Governador Paulo Dantas anuncia chamada pública para compra de alimentos de produtores alagoanos

 

Produtos de cooperativas alagoanas serão utilizados para produção de merenda escolar em todos os municípios do estado

O governador Paulo Dantas anunciou o lançamento oficial para 2023 dos programas que formam o Escola 10, maior ação de combate à evasão escolar do país. Na ocasião, implementando as políticas públicas do projeto governamental “Mais Merenda”, foi aberta chamada pública para a compra de produtos da agricultura familiar para as merendas escolares, beneficiando alunos e cooperativas de todos os municípios do estado.

O edital contempla 17 itens do cardápio escolar da rede estadual de ensino e promove a geração de renda de mais de 22 mil agricultores familiares, contribuindo para a inclusão produtiva e a melhoria na qualidade da alimentação dos estudantes alagoanos.

Segundo o governador de Alagoas, Paulo Dantas, o lançamento da chamada pública para o Mais Merenda faz parte das ações do Governo para o desenvolvimento do segmento cooperativista do estado.

“Vamos consolidar cada vez mais a agricultura familiar nas escolas para fortalecer esse setor econômico e democrático que gera emprego, renda e oportunidades no estado de Alagoas. Através do Mais Merenda, esse setor tão rico agora vai oferecer produtos de qualidade para reforçar o comprometimento com nossas escolas”, destacou o governador.

 

Para o secretário Executivo do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior, o lançamento da nova chamada pública é mais uma prova do compromisso do Governo de Alagoas com o segmento cooperativista.

“O lançamento da chamada pública para compra de produtos da agricultura familiar para merenda escolar é um marco. Ano passado o governador fez o primeiro momento e esse ano reforça esse compromisso. Essa compra tem como objetivo fortalecer o cooperativismo, associativismo e a economia solidária. Então, junto à Secretaria de Educação, a Sedics [Secretaria do Estado de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços] vem acompanhando a evolução do projeto para construir esse momento que acontece junto ao lançamento de outros programas”, pontua.

 

O secretário explicou ainda que, após o lançamento oficial, o desafio agora é levar a informação da chamada pública para as cooperativas e associações alagoanas focadas na agricultura familiar, para que possam vender seus produtos e abastecer as escolas em 100% dos municípios do estado, levando alimento de qualidade e seguro para os estudantes.

“Essa ação do Governo do Estado hoje fortalece cooperativas e associações da agricultura familiar como nunca antes nos últimos 10 anos, porque efetiva uma política pública que é fruto também de um movimento feito pela sociedade civil, pelas entidades representativas das cooperativas – em especial pela Unicafes/AL [União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária]. Esse é um passo de muitos para fortalecer cada vez mais o segmento”, reitera o secretário.

No evento, algumas cooperativas estiveram presentes expondo seus produtos e trazendo um pouco do que há de melhor na produção familiar de Alagoas. A primeira etapa da chamada abrange apenas um número inicial de produtos que serão comprados em nas etapas seguintes, o edital deve ampliar o número de cooperativas.




ama-al


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp