DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
22/03/2023 às 11h13min - Atualizada em 22/03/2023 às 11h13min

Conselho Municipal realiza plenária preparatória para Conferência de Saúde

Plenárias distritais visam definir propostas de melhoria de atendimento do SUS

O Conselho Municipal de Saúde de Maceió (CMS) iniciou nessa terça-feira (21), a primeira fase da X Conferência Municipal de Saúde de Maceió, “Ana Cláudia Maria Duarte Maia”, com a realização das etapas distritais. A plenária ocorreu no auditório da Uncisal, no Trapiche e contou com a participação de usuários, trabalhadores, prestadores e gestores do I e II Distritos Sanitários.

Realizada a cada quatro anos, a Conferência Municipal de Saúde visa fortalecer a discussão e definir as propostas – com a participação democrática de todos os segmentos da saúde – de melhorias para o atendimento do SUS em Maceió. Na oportunidade, foram discutidas estratégias para garantir maior acesso e qualidade ao atendimento dos usuários dos serviços de saúde.

De acordo com Flávia Citônio, presidente do Conselho Municipal de Saúde, a realização da Conferência representa uma instância democrática de controle social. “Tanto nas plenárias como na Conferência temos a oportunidade de construir propostas para a saúde para os próximos quatro anos de forma coletiva. Só assim podemos ter acesso a uma saúde pública que garanta qualidade e efetividade para os usuários”, afirmou.

Marcada para os dias 11 e 12 de abril, a X CONSAM tem como objetivo avaliar a situação da Saúde e propor diretrizes para a formulação da política de Saúde. Ela serve ainda para orientar o gestor na elaboração do plano de saúde e na definição de ações que sejam prioritárias no âmbito municipal.

Para Sônia Moura, secretária-adjunta de Governança da SMS e Coordenadora da Conferência, a participação da população nas plenárias distritais é fundamental. “Assim conseguimos fortalecer as temáticas de cada categoria que serão discutidas durante a Conferência e servirão como norte para elaborar políticas de saúde”, afirmou.

Sobre as plenárias

As Plenárias Distritais são eventos preparatórios que tem o objetivo de estimular a participação de todos os segmentos da sociedade (usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços ao SUS), por meio das escutas, debates e sugestões para serem transformadas em propostas, que serão encaminhadas para debates e discussões nas Conferências Municipais e Estaduais de Saúde. Os delegados e as propostas que chegarem até a etapa Estadual e forem eleitas e aprovadas, participarão da Conferência Nacional, em Brasília.

Próximas plenárias distritais preparatórias

- Quarta-feira (22), das 7h às 13h (III e IV Distritos Sanitários): Clube Fênix Alagoana (Centro);

- Quinta-feira (23), das 7h às 13h (VI e VII Distritos Sanitários): Associação de Moradores do Residencial Graciliano Ramos (Cidade Universitária)

- Sexta-feira (24), das 13h às 18h (V e VIII Distritos Sanitários): Unit (Cruz das Almas).

Mais informações sobre a Conferência os usuários podem entrar em contato pelo: 3312-5453.














secommaceio


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp