O mês de março é marcado pela campanha de conscientização e enfrentamento ao câncer de colo do útero, denominada Março Lilás. Neste período de atenção especial à saúde da mulher, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da busca pela prevenção entre as mulheres contra essa e outras graves doenças.
Para isso, a pasta conta com os serviços de saúde ofertados no Espaço da Mulher do Bloco C do PAM Salgadinho - um ambiente voltado ao cuidado da saúde feminina, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, câncer de mama, dentre outras patologias.
Funcionando desde 2020, o Bloco C conta com especialidades como Ginecologia, Enfermagem, Proctologia, Mastologia, Climatério, Psicologia e Serviço Social, além da realização dos procedimentos de Colposcopia, Anuscopia, Peniscopia, biópsia do colo, vulva e vagina, entre outros. O local também garante acesso ao público masculino que apresenta sintomas sugestivos de acometimento genital.
“O Bloco C disponibiliza serviços de saúde para promoção do cuidado à saúde da mulher e do homem também. Especificamente para as mulheres, a colposcopia vai possibilitar a visualização do colo do útero e de todo o canal vaginal. Um exame muito importante, assim como a citologia, que detecta a presença de lesões pré-cancerosas antes que elas se tornem um câncer. Por isso, a prevenção é o caminho que todas as mulheres devem percorrer”, destaca a coordenadora do Bloco C do PAM Salgadinho, Zara Moraes.
Segundo a diretora do PAM Salgadinho, Sarah Dominique, buscar a prevenção é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero.
“O Março Lilás reforça a importância da prevenção contra o câncer de colo do útero. Por isso, queremos lembrar às mulheres que essa prevenção é fundamental para o diagnóstico oportuno, principalmente de neoplasias do trato genital. A busca pelo serviço ofertado deve ser realizada pelas usuárias e demais usuários, uma vez que, além da saúde da mulher, existe a possibilidade de diagnosticar patologias do trato genital masculino que implicam em adoecimento da mulher”, ressalta.
Como ter acesso aos serviços
Para ter acesso aos serviços do Bloco C do PAM Salgadinho, os usuários devem entrar em contato com o Pronto! - Sistema de Marcação e Regulação de Maceió, por meio do Whatsapp (82) 99321-7974, para realizar a marcação de consultas e exames.
A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) decidiu homenagear as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A entidade ressaltou a importância de ter mulheres liderando a política, especialmente nas prefeituras e na luta municipalista.
Dados mostram que as mulheres representam mais da metade da população brasileira, sendo 51%. Entretanto, elas ainda são minoria nas prefeituras, governando apenas 12% dos municípios do país. No Nordeste, região com maior número de prefeitas, são 307 municípios governados por mulheres.
Alagoas se destaca no cenário nacional, sendo o quarto estado do país com maior proporção de prefeitas. Atualmente, 21 mulheres chefiam cidades alagoanas e a AMA acredita que essa presença feminina na política é essencial para o desenvolvimento dos municípios.
Segundo o presidente da AMA, Hugo Wanderley, é fundamental que a participação das mulheres na política seja cada vez mais valorizada e incentivada. “As mulheres têm muito a contribuir para a gestão pública, trazendo novas perspectivas e soluções inovadoras para os desafios que os municípios enfrentam”, destaca.
A AMA também destacou a importância de políticas públicas voltadas para a igualdade de gênero e o empoderamento feminino, que podem contribuir para reduzir as desigualdades entre homens e mulheres na sociedade.
Nesse sentido, a entidade se comprometeu a apoiar e incentivar a participação das mulheres na política e a lutar pela promoção da igualdade de gênero em todos os âmbitos da sociedade.
ama-al