DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
14/02/2023 às 11h13min - Atualizada em 14/02/2023 às 11h13min

HGE entrega à sociedade alagoana mais onze médicos especialistas em pediatria e clínica médica

Ao todo, a Comissão de Residência Médica do principal hospital de Alagoas já formou 41 novos especialistas

O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, tem importante contribuição para a sociedade. O seu principal objetivo é salvar vidas e, para isso, desenvolve várias ações que contribuem com a melhor assistência a quem precisa. A Residência Médica é um dos programas defendidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como a melhor maneira de o médico completar a sua formação.

Na segunda-feira (13), no auditório do Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed/AL), no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió, mais onze médicos foram declarados especialistas em Pediatria e Clínica Médica pela principal unidade de Urgência e Emergência de Alagoas. Para o presidente da Comissão Estadual de Residências Médicas de Alagoas (Cerem/AL), médico Fernando Fidelis, uma das vantagens do programa é que sua pedagogia não prejudica o funcionamento do hospital. Pelo contrário, amplia os serviços e assegura melhora da qualidade do atendimento.
 

“É uma excelente oportunidade de se exercitar sob supervisão, nas mesmas condições em que irá trabalhar. A Residência Médica está integrada ao sistema nacional de assistência, vem sendo submetida a uma legislação reguladora e seu funcionamento tem sido acompanhado pelo Ministério da Educação por meio da Comissão Nacional de Residência Médica”, salientou o presidente da Cerem/AL.

A coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme) do HGE, a médica Patrícia Pereira, parabenizou todos os 30 especialistas que fazem parte da história do programa. Ela destacou o vasto campo de estudos disponível no hospital, o qual não é possível encontrar com tamanha profundidade em salas de aulas e nem em outras unidades de saúde.

“Você aprende muito e consegue se dedicar integralmente à especialidade que escolheu. É o momento que o médico ganha mais experiência com o atendimento ao público, com a rotina de uma instituição de saúde, além de conhecer mais médicos, mais enfermeiros, mais especialistas e outros profissionais que também contribuem com o processo contínuo de formação e prestação de serviços de saúde”, afirmou a coordenadora.

 

Profissionalismo dos preceptores

A oradora de uma das turmas, a médica e agora especialista em Pediatria, Marissa Rayanne Moreira, destacou a força da equipe que compõe a Coreme do HGE. Ela compartilhou durante discurso que todos os preceptores são profissionais muito humanos, que se dedicam aos seus alunos e os motivam sempre a fazer mais por seus pacientes.


 

“Nós temos total consciência de que a nossa residência é fruto de muitos esforços combinados. Nós fomos recebidos por médicos de grande competência e acolhimento. Hoje, encerramos um ciclo para darmos continuidade a mais formações. Temos total compreensão de que recebemos uma excelente base técnica, encharcada de humanidade. Agradecemos pelos desafios dados, pelas práticas, pelas cobranças teóricas, pelas presenças e pelas responsabilidades”, declarou a aluna.

Este ano, as unidades do Governo de Alagoas ofereceram 39 vagas por meio de Processo Seletivo Unificado, distribuídas em onze instituições credenciadas à Cerem/AL. Somente o HGE ofertou 20 vagas, sendo cinco para clínica médica, quatro para pediatria, quatro para medicina de emergência, duas para neurologia, duas para ortopedia e traumatologia, duas para medicina física e reabilitação e uma para cirurgia geral. Antes dessa formatura, o programa já havia especializado 18 médicos em clínica médica, cinco em pediatria, quatro em ortopedia e três em neurologia.














alagoas.al.gov.br

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp