Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas realizaram o Curso de Primeiros Socorros para os Professores da Escola Estadual Mário Broad, no bairro Jatiúca, nesta quarta-feira (8). Ao todo, 20 professores receberam instruções sobre os protocolos básicos de reanimação cardiopulmonar, crises convulsivas, sangramentos e traumas.
O curso seguiu a mesma metodologia do Projeto Creche Segura, que tem levado cursos de primeiros socorros para os profissionais das Creches Cria do interior de Alagoas. Para a diretora da unidade, professora Rosana Valença, o espaço fica ainda mais resguardado em casos de acidentes.
“A faixa etária dos nossos estudantes é entre 11 e 15 anos, então estamos bem propensos a diversos acidentes dentro e fora do nosso ambiente escolar. Com certeza estamos mais seguros em atuar nos casos que aprendemos hoje”, ressaltou a professora.
De acordo com o médico coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, Jordiran Soares, o curso busca ainda atender a demanda da Lei Lucas. “A legislação pede que 30% de toda a rede de educação infantil esteja capacitada em primeiros socorros. Entendemos a importância dessa demanda e por isso desenvolvemos nossas próprias metodologias para resolver este gargalo” explica o coordenador.
LEI LUCAS
A Lei Federal 13.722/2018, relembra o caso de Lucas Begalli, de 10 anos, que morreu enquanto participava de um passeio da escola particular onde estudava no interior de São Paulo. Durante o lanche, ele se engasgou com um pedaço de salsicha e ninguém estava capacitado para fazer a manobra de desengasgo.
alagoas.al.gov.br