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02/02/2023 às 09h03min - Atualizada em 02/02/2023 às 09h03min

A BRK CHEGOU! Santaluzienses sofrem com a qualidade da água fornecida pela empresa

Água 1001 utilidades

Que a água é um elemento indispensável para a vida dos seres humanos, todos nós sabemos. Mas você sabia que existe uma pequena diferença entre a água que bebemos, chamada água potável, para a água tratada e distribuida pela BRK, empresa responsável pela gestão de distribuição em Santa Luzia do Norte, distante 27Km da capital do estado de Alagoas? 

A BRK é uma empresa privada de saneamento básico do Brasil presente em mais de 100 municípios, integrante da Brookfield, grupo canadense que atua no Brasil desde 1899.(segundo informes coletados na página da empresa).

Com o grande desafio de oferecer cobertura de serviços de qualidade a 13 municípios da Região Metropolitana de Maceió, entre esses, Santa Luzia do Norte, tem colecionado uma extensa lista de reclamações por onde desenvolve suas ações. 

Como não poderia fugir a regra, a relação envolvendo os munícipes de Santa Luzia do Norte e a gestão da BRK caminha a passos largos para mais um embate com direito a argumentos, contra-argumentos, réplicas, tréplicas, etc.... Enfim, sempre sobrando a conta para o bolso do sofrido consumidor que, mesmo diante de tantas afrontas não consegue, na maioria das vezes, obter retorno satisfatório de suas demandas junto aos setores de algumas empresas prestadoras de serviços. (Aqui, especificamente a BRK).

Além da responsabilidade pela gestão dos serviços de distribuição de água tratada, ela - a BRK - cuida da coleta, afastamento, tratamento e disposição final do esgoto da Região Metropolitana de Maceió. Ressalte-se, os generosos valores cobrados pelos serviços da empresa, os quais já foram motivos de vários protestos / notificações, também em Maceió: (https://maceio.al.gov.br/).

A excelência dos serviços prestados até o momento no tocante ao fornecimento de água com qualidade inexiste e ficou comprovado pela indignação de moradores que, fizeram a coleta do líquido precioso diretamente das torneiras, ao amanhecer, para demonstrarem que uma das principais propriedades físicas da água, - ser incolor - não apresentou e nem chegou perto de limpidez ou transparência e, mesmo em grandes volumes, não apresentou coloração ligeiramente azulada( risos...), o que, segundo normas técnicas, pode indicar a presença de contaminares na água -, eu disse: "PODE". Inclusive, CONAMA, legislação vigente. 

Em vídeo enviado a nossa redação por moradores da comunidade do Porto em Santa Luzia do Norte, é possível identificar uma tendência ligeiramente amarelada em coleta feita em garrafas pet. Em tom de desabafo, uma das moradoras chega a mencionar a possibilidade de contrairem infecções e bactérias, devido a péssima qualidade da água coletada, uma vez que, serve para limpeza do lar, higiene pessoal, beber e cozinhar, ou seja, a verdadeira água 1001 utilidades para justificar a conta mensal.
 

Apresentando soluções

Estremecida a relação de consumo envolvendo, consumidor, fornecedor e o produto, nesse caso, a água sob a gestão da BRK, se faz necessário que às partes busquem maneiras ou mecanismos que resolvam ou minimizem o problema ora existente e, pensando nisso, segundo relatos de alguns moradores prejudicados pelo descaso do fornecedor em questão, o Instituto Raudrin de Lima, localizado no bairro do Quilombo, também no município, após ciência dos fatos e provocação dos moradores, estará disponizando por meio de parceria com profisssionais do segmento jurídico, atendimento para que cidadãos Santaluzienses que, porventura necessitem de orientações e esclarecimentos quanto ao problema existente. 

Em contato com o presidente do Instituto mencionado, o jornalista RAUDRIN DE LIMA, foi possível confirmar a informação acima, inclusive com a demonstração de preocupação quanto a celeridade da ação, haja vista, a relevância do assunto que mexe diretamente com a  saúde das pessoas. Disse, ele:

"Iremos disponibilizar esse apoio graças a nossa parceria com pessoas competentes da àrea jurídica visando esclarecer, orientar e buscar soluções para a resolução dessa problemática. O nosso papel aqui é cuidar das pessoas, portanto, proporcionar a elaa, acesso a cidadania e orientá-las a lutarem pelos seus direitos quando esses forem afrontados, é o nosso maior legado". Emendou Raudrin de Lima.

Ainda de acordo com Raudrin de Lima, a ação está em fase de elaboração e será informada assim que às datas forem confirmadas pelos profissionais que estarão nos auxiliando e acompanhando essa demanda. Finalizou

Ah! lembram da diferença mencionada no inicio da matéria? 

Pois bem, a diferença é bem perceptível confrontando a imagem de capa desta matéria, extraída do material de divulgação no site da empresa e a imagem da água coletada e mostrada no vídeo acima por moradores de Santa Luzia do Norte.

Eis a diferença!















deolhoalagoas


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