Visando a integração das crianças com o meio ambiente, a Creche Municipal Mestra Virgínia Moraes da Silva, no Rio Novo, segue trabalhando o Projeto Arborização. As crianças, além de terem contato com o tema em sala de aula, participam do plantio de várias espécies de árvores e do cuidado de galinheiros instalados na unidade escolar.
O projeto objetiva, principalmente, despertar a consciência ambiental dos estudantes e fazer eles se sentirem pertencentes ao meio. Os professores trabalham o tema com os alunos, que realizam a parte prática, trazendo mais natureza para o ambiente da creche municipal, enquanto desenvolvem senso de responsabilidade pelo espaço coletivo.
A vice-diretora da Creche Municipal Mestra Virgínia Moraes da Silva, Marcela, conta que o projeto foi pensado para trazer vida para o espaço.
“Ao redor da creche, nós temos uma natureza exuberante, temos um catolé, uma mata. A gente vê uma natureza muito rica. No entanto, quando a gente adentrava na creche víamos que essa natureza não estava presente. Não tínhamos árvores e houve esse desejo de arborizar o lugar trazer um brilho para ele", informou.
Segundo a doutoranda em engenharia agrônoma, Jhullyane Christiny, trabalhar esse projeto na escola é de extrema importância para o futuro dos estudantes.
“Enxergo esse projeto como uma estratégia didática para a solidificação de algumas habilidades: cooperação, conscientização ambiental e responsabilidade. A horta, por exemplo, é um laboratório vivo com diferentes possibilidades de experiências educacionais, as quais refletirão diretamente em nossos futuros cidadãos", afirmou.
secommaceio