DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
18/10/2022 às 23h14min - Atualizada em 18/10/2022 às 23h14min

Trabalho que reutiliza resíduos de siri em Jequiá da Praia representa o Brasil em conferência internacional na Espanha

 

O trabalho desenvolvido em Jequiá da Praia, que transforma a casca do siri em adubo orgânico e ajuda na despoluição da Lagoa Jequiá, está sendo apresentado nesta terça-feira (18) em uma conferência internacional, realizada na Espanha, para celebrar o 40º aniversário da Associação de Família e Mulheres do Meio Rural (AFAMMER). O projeto de sustentabilidade, que é feito pelas mãos de integrantes da Associação de Mulheres em Ação de Jequiá (AMAJE), está representando o Brasil, em palestra ministrada pela presidente da entidade alagoana e pescadora, Eliane Farias.

Ao lado do secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura de Jequiá da Praia, Genivaldo Davi, Eliane embarcou no último domingo (16) para a Espanha. Para ele, Eliane Farias representa no evento todas as mulheres rurais não só de Alagoas, como de todo o país.

“Eliane vai representar todas as mulheres rurais de Jequiá da Praia, Alagoas e Brasil, um reconhecimento com o prêmio em primeiro lugar no projeto Mulheres Rurais Espanha Reconhece 2022. O prêmio veio com o reaproveitamento do resíduo do siri da Lagoa Jequiá, transformando-o em adubo orgânico, abastecendo e fortalecendo a agricultura familiar, gerando emprego e renda”, afirma o secretário de agricultura.

O convite para a conferência internacional ocorre seis meses após a Associação de Mulheres em Ação de Jequiá da Praia ganhar em primeiro lugar o prêmio nacional Mulheres Rurais Espanha Reconhece, uma iniciativa da embaixada da Espanha no Brasil. Competiram ao prêmio em dinheiro mais de 400 trabalhos desenvolvidos em todo o país. A premiação ocorreu em abril, em Brasília.

A pescadora se orgulha da iniciativa que tem reunido mulheres – pescadores, marisqueiras e artesãs jequiaenses.

“Tenho orgulho muito grande. Eu, como pescadora da Lagoa de Jequiá da Praia, representar a minha classe de mulher pescadora, mulheres rurais. Fomos bem reconhecidas, as pessoas tiveram outra visão do nosso trabalho. Obrigada a todas as mulheres da Amaje, que confiou em nosso projeto. E segurando as mãos juntas, estamos nessa luta. Não foi fácil até aqui, mas eu creio que daqui para frente a gente vai ficar mais fortalecida.  Estamos transformando o resíduo do siri em um adubo orgânico, com o projeto reflorescer. E também trazendo na região lagunar a despoluição da Lagoa Jequiá. É um trabalho excelente que todas nós mulheres vamos fazer mais daqui pra frente”, afirma Eliane.

Ganivaldo Davi reforça o apoio da Prefeitura de Jequiá da Praia, por meio do prefeito Felipe Jatobá, no fortalecimento da associação.

“O prefeito Felipe tem um olhar especial para a associação, porque a perseverança dessas mulheres foi grande até alcançar esse prêmio. Elas sempre fizeram esse trabalho e nunca houve nenhum reconhecimento por nenhum órgão. E a Prefeitura teve um olhar especial, percebeu o potencial, a garra dessas mulheres e não mediu esforços para apoiar. Esse prêmio de reconhecimento oferecido pela Espanha serve de modelo e uma maneira de incentivar as mulheres do campo, as mulheres pescadoras, rurais, as mulheres que vêm quebrando tabu e cada vez mais ganhando espaço. É um orgulho para nós jequiaenses, que uma filha da terra, as mulheres de Jequiá da Praia estejam representando a nossa cidade, o nosso estado e o nosso Brasil”, finaliza.











ama-al

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp