Os estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) já estão colhendo os frutos das ações do projeto Minhas Conexões: meu projeto de vida!
A iniciativa propõe reflexões e atividades pedagógicas para que os alunos planejem trajetórias e avaliem seus respectivos contextos de vida no presente e trace perspectivas para o futuro.
A metodologia do projeto conta com o caderno de aprendizagem que traz várias atividades de reflexão sobre o passado, presente e futuro, permitindo que o aluno observe os acontecimentos que foram vivenciados e consiga construir uma nova história de vida.
A atividade pedagógica está sendo aplicada em todas as escolas que possuem a EJAI e já tem possibilitado que alguns estudantes reflitam sobre si mesmo e tracem novas metas, como é o caso da aluna Cleide Vicente dos Santos da Escola Nosso Lar I, na Ponta Grossa.
“Eu estou gostando muito desse projeto. Eu nasci no sertão e não tive oportunidade de estudar, porque minha mãe se mudava muito comigo e meus irmãos. Tive muitos momentos difíceis na vida e não sei ler nem escrever, mas tenho muita força de vontade pra aprender e eu sei que eu vou conseguir”, contou.
O coordenador da EJAI, Ricardo Almeida, pontuou que é através da observação das conexões de vidas que os estudantes podem identificar e ressignificar suas ações, contribuindo para construir um amanhã que eles desejam.
“É importante trabalhar a história do estudante, entender como ele foi no passado, como ele está hoje, e quais as expectativas para a vida dele. Dessa forma podemos construir um plano para o futuro dele, com uma orientação didática e com um olhar humano, permitindo que ele possa sonhar e realizar coisas na vida pessoal e social", afirmou.
secommaceio