O Ministério da Cidadania disponibilizou o novo portal do Cadastro Único (CadÚnico), que permite consultar dados de famílias e pessoas já cadastradas, além de estar integrado ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Por enquanto, a plataforma pode ser acessada pelos gestores municipais e estaduais somente para consulta.
O CadÚnico é um instrumento de coleta de dados, processamento, sistematização e disseminação de informações, com a finalidade de realizar a identificação e a caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda que residem no território nacional. Com a nova plataforma, o instrumento passa a ser operacionalizado pelo novo portal.
Em caso de dúvidas, os gestores podem consultar as orientações sobre como utilizar essas informações na Instrução Operacional 1/2022 e no Tutorial Operacional do Sistema. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta que os próximos procedimentos e as regras serão detalhadas em Instruções Normativas (IN) e em documentos técnicos expedidos pela Secretaria Nacional do Cadastro Único (Secad) e demais operadores do CadÚnico que são autorizados pelo (MC).
ama-al