DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
05/10/2022 às 08h13min - Atualizada em 05/10/2022 às 08h13min

Saúde inicia as ações da campanha Outubro Rosa com apresentação do coral Saúde em Canto

Campanha alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Secretária-adjunta de Gestão em Saúde, Roberta Borges. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) deu início, nesta terça-feira (4), às ações da campanha anual Outubro Rosa, que visa alertar mulheres para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de convidar as maceioenses para o autocuidado.

A abertura das atividades ocorreu no pátio da SMS e contou com a participação do coral Saúde em Canto, que é composto por servidores da própria SMS. Além disso, um varal solidário foi instituído na secretaria para o recebimento de lenços que serão posteriormente doados a instituições que trabalhem com a causa em Maceió. 

“Essa é uma ação que nós abraçamos todos os meses, mas esse ano foi diferente porque, antes mesmo de iniciar o Outubro Rosa, a Saúde de Maceió abrangeu a assistência às mulheres de Maceió por meio do Saúde da Gente, no qual uma das frentes é a Saúde da Mulher e oferece atendimentos voltados a saúde feminina, além de orientar sobre doenças como o câncer de mama e colo do útero. Por isso, neste mês de outubro, queremos apenas reforçar as ações que estão sendo realizadas na Saúde do município e que seja um mês para nos conscientizarmos e buscarmos a prevenção contra o câncer de mama”, destacou a secretária-adjunta de Gestão em Saúde, Roberta Borges. 
 

A gerente de Saúde da Mulher da SMS, Suzângela Mendonça, ressaltou a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama por meio do exame de mamografia. 

“O câncer de mama é a doença que mais mata as mulheres, caso não seja diagnosticado precocemente. Ele pode ser uma doença normal, desde que faça o exame e seja detectado de forma precoce, quanto mais precoce, mais chances essa mulher tem de obter a cura. No mês de outubro, nós intensificamos a busca ativa dessas mulheres, que até podem estar com a doença e nem sabem, por meio da mamografia de rastreamento, ações voltadas para o diagnóstico do câncer de mama, o que já é ofertado em nossas unidades de saúde”, afirmou a gerente da Saúde da Mulher da SMS, Suzângela Mendonça. 
 

O Outubro Rosa contará com ações, durante todo o mês, nas unidades de saúde da capital. Atividades educativas, realização de consultas e exames estão entre as ações que serão desenvolvidas nos locais. A abertura oficial da campanha em Maceió acontecerá nesta quarta-feira (5), com a realização de um Culto Ecumênico na Capela de Jaraguá.

A campanha

O Outubro Rosa é uma campanha internacional criada com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Práticas saudáveis, autocuidado e diagnóstico precoce da doença são considerados os principais fatores para a recuperação da saúde e diminuição da mortalidade por esse tipo de câncer.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp