Em alusão ao Setembro Amarelo - mês de conscientização e prevenção ao suicídio -, a Gerência de Atenção Psicossocial (GAP) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta segunda-feira (12), uma roda de conversa sobre a campanha para os profissionais do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió (Iprev). O encontro aconteceu na sede do órgão, no bairro Farol.
A ação teve como objetivo principal intensificar o debate sobre o Setembro Amarelo, com foco na saúde mental no ambiente de trabalho, apresentando formas de identificar os sinais de alerta para transtornos mentais e o direcionamento de casos aos dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Município.
“Hoje fizemos um trabalho educativo e preventivo aos profissionais do Iprev sobre o mês de prevenção ao suicídio. Infelizmente, o adoecimento mental entre os trabalhadores está cada vez mais crescente. Por isso, reforçamos aos servidores os sinais de alerta para transtornos mentais, quais os direcionamentos a serem tomados ao passar por um adoecimento mental e apresentamos a eles a Rede de Atenção Psicossocial, composta por equipamentos como os Caps e as Residências Terapêuticas”, afirma a palestrante da ação e a psicóloga da Gerência de Atenção Psicossocial da SMS, Jéssica Ballesteros.
Ao final da palestra, os profissionais do Iprev tiraram dúvidas sobre a temática e destacaram situações relacionadas ao adoecimento mental vivenciadas por eles e seus familiares, proporcionando um momento de troca de experiências.
Programação
Durante todo o mês, a Gerência de Atenção Psicossocial (GAP) da SMS está desenvolvendo ações com o propósito de intensificar os debates em torno da prevenção ao suicídio na capital alagoana. Nesta terça-feira (13), a partir das 14h, a equipe da GAP estará realizando uma capacitação em Saúde Mental para agentes de saúde do Município. O encontro será no auditório da SMS, no Centro.
Já no dia 14 de setembro, às 14h, haverá uma roda de conversa sobre prevenção ao suicídio na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
No dia 27 de setembro, a ação será realizada, das 8h às 12h, no auditório da SMS, aberta à participação dos profissionais de saúde e da sociedade civil, com o Encontro sobre Saúde Mental Infantojuvenil e Setembro Amarelo.
As Unidades de Saúde de Maceió e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) também estão realizando diversas atividades voltadas ao Setembro Amarelo, mobilizando usuários e familiares sobre os transtornos mentais e a prevenção do suicídio.
secommaceio