DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
10/09/2022 às 09h51min - Atualizada em 10/09/2022 às 09h51min

Nova edição da Maratona de Cirurgias vai contemplar 11 municípios da Zona da Mata

Ação acontecerá no Hospital Regional da Mata nos dias 13 e 14 de setembro

Os municípios que integram a III Região de Saúde serão os próximos beneficiados pela Maratona de Cirurgias, lançada em junho deste ano para diminuir a demanda reprimida por cirurgias por causa da pandemia da Covid-19. Nessa etapa do programa serão contemplados os moradores de União dos Palmares, Santana do Mundaú, São José da Laje, Novo Lino, Murici, Jundiá, Joaquim Gomes, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Campestre e Branquinha, na Zona da Mata alagoana.

As avaliações serão realizadas na segunda (12) e terça-feira (13), no Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares. Na ocasião, os pacientes serão submetidos a consultas com cirurgião geral, ortopedista, ginecologista, urologista e oftalmologista. Também serão realizados exames laboratoriais e disponibilizados exames de imagem, como ultrassom, tomografia e eletrocardiograma. Após as consultas e exames, eles já sairão do local com o procedimento cirúrgico agendado.

Os usuários que irão participar das avaliações deverão apresentar RG, CPF, Cartão SUS, Cartão de Vacina e comprovante de residência. E aqueles que já tenham realizado exames que comprovem o problema de saúde devem apresentar os laudos médicos. Entre os procedimentos previstos estão histerectomia, colecistectomia, hernioplastia, perineoplastia, postectomia, catarata (acima de 60 anos) e pterígio.

Fluxo de Atendimento 

Em reunião na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nesta quinta-feira (8), os gestores de saúde das cidades contempladas foram orientados sobre os passos a serem seguidos para que o atendimento seja efetivado, desde a realização dos exames pré-operatórios até o agendamento das cirurgias.

O Programa

A Maratona de Cirurgias foi lançada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com o objetivo de zerar a fila de cirurgias eletivas e acabar com o sofrimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que ficaram sem atendimento por causa da pandemia.

A ação já foi executada em Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Maceió, Porto Calvo e Palmeira dos Índios. Os procedimentos cirúrgicos já agendados estão sendo realizados no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia; Hospital Regional Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema; nos Hospitais da Mulher (HM) e Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió; no Hospital Regional da Mata (HRM), em Porto Calvo; e no Hospital Regional Santa Rita (HRSR), em Palmeira dos Índios.













assessoria.com

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp