aa Avenida Moreira e Silva e a Rua Princesa Isabel, no bairro do Farol, em um local sustentável. Anteriormente, a área servia para que residentes e comerciantes fizessem o descarte irregular de resíduos.
Neste canteiro, a Sudes realizava a limpeza semanalmente de itens como móveis inservíveis, restos de poda e resíduos da construção civil. Agora, no lugar desses objetos oriundos de uma prática negativa, foram instaladas 500 placas de grama e plantadas 100 mudas da espécie Portulaca Grandiflora, conhecida popularmente como Flor Onze-Horas.
Além disso, para que arborização cresça e se mantenha saudável, compostagem e terra preta foram utilizadas na base. Meios fios também foram pintados, melhorando a visibilidade do local.
Para Ronaldo Farias, superintendente da Sudes, pequenas intervenções como esta deixam a aparência da cidade mais confortável para quem mora ou visita, além de tirar o lixo das ruas.
"O descarte irregular é um problema. As pessoas não estão cuidando de seus bairros, fazendo das ruas suas lixeiras. Com esse trabalho estamos realizando duas atividades importantes: cuidando da limpeza da cidade, além de melhorar a aparência", disse.
Além dessa região, a Superintendência possui um mapeamento de mais 15 canteiros espalhados nas principais ruas e vias da cidade que terão um trabalho semelhantes realizado. O órgão também pretende enviar equipes de educação ambiental para estes logradouros a fim de orientar os residentes de como manter os locais preservados.
"A população tem que caminhar lado a lado conosco. Não adianta nós limparmos e organizarmos e as pessoas continuarem achando que a área serve para o descarte de lixo", completou o superintendente.