A Secretaria Municipal de Educação, firmou parceria com a Secretaria Municipal de Economia e o Sebrae para implementar aulas de empreendorismo nas escolas que atendem alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Na quarta-feira (13), representantes dos órgãos se reuniram para discutir e definir ações de planejamento para a implementação das aulas.
Serão contemplados 7.250 alunos de 46 escolas com a inserção do ensino do empreendedorismo no currículo escolar.
Em 2002, o Município instituiu a Lei nº 7142, para a implementação do empreendedorismo no currículo educacional da modalidade EJAI. Desde então, a Semed vem abordando o tema, mas de forma transversal. No entanto, com o apoio desses órgãos, serão oferecidos mais conteúdos sobre empreendedorismo para os alunos.
Os professores que atuam nas escolas que atendem a modalidade EJAI também vão ter aulas de empreendedorismo de forma remota, divididas em oito módulos. Após isso, os professores irão repassar o conhecimento para os alunos. O coordenador da EJAI, Ricardo Almeida explica como essa formação será feita com os professores.
"Iremos realizar a formação dos nossos professores através de aulas remotas, reforçando o trabalho, educação e mercado que já é uma disciplina que possuímos no nosso currículo escolar, ampliando e aprimorando o conhecimento dos nossos docentes”, explicou o coordenador.
O representante do Sebrae, Vandebilto Sarmento, falou sobre a importância da formação como um caminho para a redução da taxa de evasão escolar.
“Essa oportunidade de formação em si, é fundamental para o momento que vivemos, pois é necessário unificar o mercado de trabalho com a educação, visando sempre diminuir a evasão escolar que ocorre geralmente porque o aluno precisa largar os estudos para sustentar a família” comentou o representante do Sebrae, Vandebilto Sarmento.
secommaceio