DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
01/07/2022 às 09h12min - Atualizada em 01/07/2022 às 09h12min

Escolas estaduais de Alagoas apresentam casos bem sucedidos de gestão educacional em Seminário Internacional

Mentoria de Diretores Escolares reuniu gestores de unidades escolares de todo o país em Brasília (DF) para troca de experiências

 

A educação de Alagoas dá exemplo ao resto do país. Prova disso é a participação de dez escolas da rede estadual de ensino público como exemplos de sucesso de gestão no Seminário Internacional de Gestão Escolar. O encontro “Mentoria de Diretores Escolares: Trocas de Saberes e Experiências entre Pares” aconteceu em Brasília (DF), de 27 a 30 de junho.

 

Realizado por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), o evento promoveu a troca de experiências e saberes entre diretores escolares e representantes de secretarias estaduais de Educação que participam do Programa de Mentoria e Cooperação em Gestão Escolar e do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria em Diretores Escolares, ofertados pela parceria MEC/ UFSCar.

 

“Esse seminário é uma excelente oportunidade para troca de experiências em gestão escolar. Nos orgulha o nosso estado ter experiências exitosas para compartilhar com colegas do restante do país. Depois de dois anos de pandemia, encontros como este se tornam ainda mais importantes para fortalecer a gestão das nossas escolas e, consequentemente, a aprendizagem dos nossos alunos. O seminário encerra o curso que fizemos durante os últimos seis meses com estes dez gestores de Alagoas. Agora, nosso intuito é levar essa capacitação para todos os nossos 310 gestores do estado”, conta a professora  Roseane Vasconcelos, secretária de Estado da Educação.

 

No encontro, a rede estadual de Alagoas foi representada pela secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos; pela gerente de Desenvolvimento da Gestão das Unidades de Ensino da Secretaria de Estado da Educação, Genilma Alves, e pelos gestores de cinco das dez escolas estaduais participantes. 

 

Os casos de sucesso em gestão escolar de Alagoas foram apresentados por Janycéa Protázio de Oliveira, pela Escola Estadual Artur Ramos, de Arapiraca; Adriana da Rocha, pela Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira, de São Miguel dos Campos; Cleonice Bastos Pereira, pela Escola Estadual Dr. Carlos Gomes de Barros, de União dos Palmares; Antônio Firmino dos Santos, pela Escola Estadual Professor Ernani Méro, de Penedo, e César Ricardo Leite, pela Escola Estadual Lucilo José Ribeiro, de São José Tapera.

 

 

“A experiência de poder estar aqui falando da nossa experiência e ouvindo também a vivência de colegas de todo o país é muito gratificante. O seminário traz a proposta de escuta ativa para uma gestão humanizada nas escolas. Isso já é algo que praticamos em Alagoas e, certamente, será aperfeiçoado a partir do que estamos aprendendo e discutindo aqui”, conta Cleonice Bastos Pereira, gestora da Escola Estadual Dr. Carlos Gomes de Barros, de União dos Palmares. 










alagoas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp