DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
29/06/2022 às 10h34min - Atualizada em 29/06/2022 às 10h34min

Pilar vence edição nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

 

Pilar vence edição nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Prêmio reconhece, desde 2001, os gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios

A grande noite de premiação do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) consagrou o  município do Pilar como grande destaque do prêmio vencendo a edição nacional com o projeto Pilar Doce Lar – Vivendo uma Cidade Empreendedora, reafirmando, assim, o sucesso da gestão que já proporcionou o surgimento de quase dois mil microempreendedores individuais.

Hoje, quem deseja empreender no Pilar conta com o auxílio do Banco do Povo, agência criada para facilitar o acesso a crédito. No caso do pequeno produtor, por exemplo, a Prefeitura adquire produtos da agricultura familiar para abastecer as escolas municipais. Ou seja, além de garantir uma merenda de qualidade, o Município ainda consegue manter o trabalhador rural no campo.

Outra iniciativa voltada à geração de emprego e renda é o Pilar Reage Empreendendo, programa que disponibiliza recursos e treinamentos junto ao setor produtivo.

A noite foi marcada por emoção com destaque para o empreendedorismo e para o espírito público no processo de desenvolvimento do país. A cerimônia, realizada nesta terça-feira (28), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, reuniu centenas de prefeitos, parlamentares e autoridades para reconhecer gestores públicos que investem no empreendedorismo, na competitividade dos pequenos negócios e na modernização da gestão pública local. Ao todo, 182 prefeitos e prefeitas foram selecionados para a disputa nacional do Prêmio, com 199 projetos.

Além do grande vencedor, que representou Alagoas categoria ‘Cidade Empreendedora – Região Nordeste’,  prefeito do município de Pilar, Renato Filho, também participaram da etapa nacional nas categorias ‘Desburocratização’ e ‘Marketing Territorial e Setores Econômicos’, o prefeito de Maceió João Henrique Caldas; Na categoria ‘Empreendedorismo na Escola’, o prefeito de Campo Alegre, Nicolas Pereira. Já em ‘Inovação e Sustentabilidade’, a prefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões foi a representante. Nas categorias ‘Sala do Empreendedor’ e ‘Compras Governamentais’  o prefeito do município de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, que esteve presente ao evento foi o representante alagoano.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, elogiou o comprometimento dos prefeitos com o crescimento socioeconômico e resgatou a importância da iniciativa: “Esta é uma edição histórica: marca os 20 anos do PSPE e a os 50 anos do Sebrae. Com esse prêmio, o Sebrae incentiva a inclusão do empreendedorismo na agenda municipal, em uma parceria que utiliza os pequenos negócios como ferramenta de desenvolvimento local. Sabemos que o desenvolvimento nasce e cresce nos municípios”. Ao mencionar a trajetória do Sebrae para a transformação na gestão pública, Melles agradeceu a participação e o esforço de todos os congressistas em prol das MPE.

“O futuro do Brasil passa pelo empreendedorismo e aqui ele é semeado. Temos confiança nesse país, que tem tudo para avançar”, destacou o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. O governador Ronaldo Caiado elogiou a maneira marcante de governar do tradicional político goiano Iris Rezende, patrono e homenageado desta edição. “Seu mandamento sempre foi formar políticos com compromisso público”, comentou Caiado. A filha de Rezende, Ana Paula, agradeceu a homenagem: “Ver a trajetória do meu pai servir de inspiração é a prova de que cada minuto dedicado ao povo vale a pena. Parabéns ao Sebrae por esse Prêmio, que alimenta a consciência social, o espírito público, o compromisso com uma sociedade cada vez melhor. Espero que todos os prefeitos continuem acreditando na boa política”.

Chegando aos grandes vencedores da noite, a categoria Compras Governamentais premiou o prefeito Érico Stevan Gonçalves, de Guarantã do Norte (MT), com o projeto Empreende Guarantã. Nos quesitos Inovação e Sustentabilidade, o vencedor foi o prefeito Herberlh Mota, de Baturité (CE), com o projeto Circula Baturité. Na categoria Desburocratização, o prefeito João Carlos Krug, de Chapadão do Sul (MS), venceu com a iniciativa Chapadão do Sul Cidade Digital Simplificada.
 
Em Marketing Territorial e Setores Econômicos, o projeto Porto Ferreira – Cerâmica de Procedência consagrou o prefeito Rômulo Rippa, do município paulista (SP). Como Empreendedorismo na Escola, a vencedora foi a prefeita Linielda Nunes Cunha, de Matinha (MA), com o projeto Educar para Empreender. Na Sala do Empreendedor, o prefeito José Carlos de Souza Rêgo, de Queimadas (PB), venceu com o projeto As Casas do Empreendedor transformando Queimadas.

Como vencedor da categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal, levou a melhor o prefeito Marcelo Palhares, de Jacarezinho (PR), com o projeto SRI NP – Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro. Como participantes da iniciativa, constam os prefeitos dos municípios de Andirá, Bandeirantes, Cambará, Carlópolis, Ibaiti, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos e Wenceslau Bráz.

Dados do PSPE 2022

O XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor bateu recorde de inscrições com 1.615 projetos habilitados, de 1.327 municípios distintos das 27 unidades da federação. Desde a 3ª edição, não havia a participação de todos os estados e do DF. Em termos regionais, o destaque para o número de projetos inscritos é da região Sudeste, com 511, seguido da região Nordeste, com 455; Norte, com 256; Sul, com 277 e Centro-Oeste, com 116 projetos. Entre os estados com maior número de projetos habilitados, destacam-se São Paulo, com 236; seguido por Minas Gerais, com 176; Santa Catarina, com 104; Pará, com 93 e Rio Grande do Sul, com 90.

Entenda a competição

O lançamento da XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) ocorreu em outubro de 2021. Desde então, os projetos inscritos passaram por processo de avaliação que incluíram etapas de habilitação, pré-seleção estadual e visita técnica no município para comprovação para participarem da premiação estadual. No dia 9 de junho, após a pré-seleção nacional, foi realizada a última etapa da competição com a participação de 24 jurados em encontro presencial no Sebrae Nacional, para a escolha dos 12 finalistas.

A iniciativa tem a participação da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Associação dos Tribunais de Contas (ATRICON), CFC, Centro de Liderança Pública (CLP), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional do Municípios (CNM), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD), FENACON, Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Fórum Permanente, Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Observatório Social do Brasil (OBS). Também são parceiros do Prêmio o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério da Economia por meio da Secretaria de Gestão e da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade.















ama-al


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp