O uso de máscaras não é mais obrigatório nas escolas da rede estadual de ensino em Alagoas. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (23), em portaria publicada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no Diário Oficial do Estado (DOE), disponível no endereço www.imprensaoficial.al.gov.br.
A medida é consequência do avanço da vacinação contra a Covid-19 no estado. Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) atestam que, em Alagoas, até o dia 19 de maio, 72,6% da população elegível para a imunização (a partir dos cinco anos de idade) estava com o esquema de vacinação completo (as três doses).
“Todos os servidores da Educação estão completamente vacinados e fizemos uma campanha incansável pela vacinação dos nossos estudantes, seja disponibilizando ônibus para leva-los para os pontos de imunização ou estimulando a vacinação por meio do Cartão Escola 10. Não podemos esquecer ainda que adequamos a estrutura física de nossas escolas para garantir a segurança de toda a comunidade e seguimos rígidos protocolos sanitários. Agora, com o número de óbitos praticamente zerado em nosso estado, damos esse novo passo rumo à normalidade. Mas sem esquecer que o mesmo poderá ser revisto, caso assim seja recomendado pelas autoridades de saúde”, explica a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.
Covid-19 em Alagoas
Segundo dados da Sesau, 5,8 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em Alagoas até o dia 19 de maio. Isso significa que 67,14% da população total e 72,6% da população elegível para a vacina (a partir dos cinco anos de idade) foram imunizadas com as três doses.
Na faixa etária de 12 a 17 anos – grupo predominantemente atendido pelas escolas da rede estadual -, o número de pessoas completamente imunizadas é de 229.026. Se adicionarmos a este quantitativo a faixa etária de 18 a 19 anos, esse número sobe para 313.971. Esses dados podem ser conferidos no site https://www.saude.al.gov.br/covid-19/.