DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
05/03/2022 às 09h37min - Atualizada em 05/03/2022 às 09h37min

Saúde oferta prótese mamária externa a mulheres mastectomizadas

Dispositivos ajudam na melhora da saúde e autoestima de usuárias que não fizeram reconstrução da mama

A Secretaria de Saúde de Maceió disponibiliza próteses mamárias externas para usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) que passaram por mastectomia parcial ou total. O serviço é ofertado no setor de órtese e prótese, anexo ao Bloco O do PAM Salgadinho, Poço.

No local, mulheres que passaram por mastectomia fazem consulta com mastologista para avaliação do caso e orientação sobre o correto uso da prótese, que já é entregue ao final do atendimento previamente agendado. Atualmente, a unidade possui 607 pacientes cadastradas, que passam por consulta anual com imediato recebimento da prótese.
 

“Somos referência nesse serviço em Maceió e atualmente contamos com um bom estoque para atender maceioenses que passaram pela retirada de mama. Após a entrega do dispositivo, a paciente vai para casa e tem direito de, anualmente, agendar consulta médica para avaliação e retirada de uma nova prótese”, explicou a coordenadora do setor de Órtese e Prótese do PAM Salgadinho, Natália Holanda.

 
Coordenadora do setor de Órtese e Prótese do PAM Salgadinho, Natália Holanda. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Coordenadora do setor de Órtese e Prótese do PAM Salgadinho, Natália Holanda. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Coordenadora do setor de Órtese e Prótese do PAM Salgadinho, Natália Holanda. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

A mastologista da unidade, Genesivan Bonaparte, ressalta o impacto que o uso das próteses traz para o bem-estar da mulher e sua saúde como um todo.

“Muitas mulheres vêm insatisfeitas e tristes para a consulta, usando próteses improvisadas, que podem até prejudicar sua coluna vertebral. Quando se deparam com a qualidade e conforto do nosso material, sentem-se muito felizes e escolhem, dentre os doze tamanhos que dispomos, aquele que fica mais confortável para elas. Após a colocação da prótese, elas se olham no espelho e retomam a estima por elas mesmas e o amor-próprio e saem daqui felizes da vida”, disse a médica.

Desde que passou por uma reconstrução mamária mal-sucedida, há seis anos, Dona Celina Medeiros procurou a unidade para receber sua prótese. Para ela, essa foi a melhor escolha que fez na vida.

“Meu corpo rejeitou a reconstrução mamária e isso me trouxe muita tristeza. Só depois que eu encontrei esse serviço eu pude me sentir melhor comigo mesma e com meu corpo. Hoje, quando eu retiro a prótese, parece que está faltando algo em mim. Só agradeço a Deus e a essa equipe que atende de forma tão humana a todas que procuram esse serviço e tento retribuir minha gratidão falando para todos sobre esse serviço que mudou a minha vida”, disse.

O agendamento da consulta para mastologista na unidade pode ser feito de segunda a sexta, das 7h às 18h, presencialmente ou por meio do telefone (82) 3312-5460 (opção 8, depois 6).

Para ter acesso ao atendimento, é necessário que a usuária apresente pessoalmente, até o dia da consulta agendada, duas cópias do RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência, além do exame histopatológico feito no hospital logo após a realização da mastectomia.

















secommaceio

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp