Cerca de 96% das escolas e creches de Maceió foram reformadas nos últimos três meses. A ação garantiu um retorno seguro e confortável para os mais de 50 mil estudantes que voltaram às salas de aulas após dois anos de ensino de forma remota e híbrida.
A Escola Municipal Santo Antônio, que fica na Avenida Cachoeira do Meirim, no Benedito Bentes, foi uma das unidades contempladas com os reparos que eram necessários há anos. A escola atende a 210 crianças da região, com turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, do 1° ao 5° ano.
A unidade educacional tinha sérios problemas no telhado que foi deteriorado por cupins e infiltrações, que prejudicavam o bem-estar da equipe escolar e dos alunos, como contou a diretora da escola, Marta Cristiane dos Santos.
“A escola sempre teve uma estrutura boa, mas nosso maior problema era o telhado, que era muito antigo. E com o tempo os cupins danificaram a estrutura de madeira de toda a escola. Quando chovia molhava bastante, principalmente, o forro das salas e era complicado os alunos e professores permanecerem na sala de aula”, explicou.
Foram três meses de reforma para trocar toda a estrutura de madeira e de telhas, assim como os forros das salas e dos banheiros. Também foram instaladas janelas com grades que garantem uma segurança maior a quem estuda e trabalha na escola.
Um novo ambiente para um retorno tão esperado pelos estudantes e profissionais após quase dois anos.
“Está sendo ótima retornar com 100% dos alunos após essa reforma, porque apesar da boa estrutura, a escola necessitava desses reparos”, revelou a diretora.
A professora da Sala de Recursos, Ana Claudia, está na escola há quase 10 anos. Ela comemorou a reforma que melhorou o ambiente de trabalho.
“Pra mim foi ótimo os reparos, porque antes era cheio de cupim e tinha muitas infiltrações nas paredes. Agora está um ambiente de trabalho agradável”, destacou.
Atualmente está em andamento e, em ritmo acelerado, quatro obras da Educação. A construção de três Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), no Ouro Preto, no Cidade Sorriso II, no Conjunto Maceió I e em Ipioca.
Com investimentos de R$ 3,8 milhões está sendo realizada neste momento, a maior obra da Educação do Município no Village Campestre, no bairro Cidade Universitária. Trata-se da reconstrução da Escola Municipal Yeda Oliveira dos Santos. A obra é esperada há anos pela comunidade escolar.
A obra teve início em setembro de 2021 e já está na fase de finalização de alvenaria de um dos blocos, que serão as salas de aulas. Quando a unidade for entregue, o número de estudantes triplicará, de 420 para 1.100.
“No próximo mês vamos começar a parte coberta da escola, assim como a estrutura de ferragem da cobertura do pátio e do ginásio, cujos vestiários já estão na laje”, disse o responsável pela obra, José Alves.
Em 2021, a Prefeitura de Maceió entregou a Escola Municipal Hermínio Cardoso, de Fernão Velho, e a Escola Municipal Professor Lenilto Alves Santos, no Jacintinho, totalmente reformadas. Além da entrega do novo Cmei Walter Pitombo Laranjeiras, no Vergel do Lago.