DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
25/02/2022 às 09h13min - Atualizada em 25/02/2022 às 09h13min

EM EVENTO DE BOAS-VINDAS, GOVERNADOR E SECRETÁRIO LANÇAM MAIS 2 PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, lançaram, na tarde desta quinta-feira (24), em Arapiraca, dois novos programas: o Rumo às Aulas 2 e o Meu Ciclo na Escola. O lançamento ocorreu durante o evento de boas-vindas aos calouros da rede estadual de ensino, realizado no auditório do Hotel HD. 

Em entrevista coletiva, Renan Filho detalhou o funcionamento dos dois programas. Ele explicou que o Rumo às Aulas 2 direciona recursos diretamente aos gestores para a promoção de melhorias na estrutura física das escolas. Já o Meu Ciclo na Escola beneficiará mais de 20 mil alunas da rede estadual de ensino em situação de vulnerabilidade social, por meio da entrega de kits de combate à pobreza menstrual. 

"São dois programas muito importantes. O Rumo às Aulas garante recursos para que as escolas estejam prontas para o ano letivo. Esse recurso é diretamente transferidos aos diretores. Já o Meu Ciclo na Escola assegura dignidade às meninas carentes, que estudam na rede pública estadual, ao garantir a entrega de um kit de higiene menstrual, porque muitas delas faltam as aulas nesse período justamente por essa dificuldade", disse Renan Filho. 

 

O governador recordou, também, que Alagoas foi o Estado que mais ampliou o número de matrículas em 2022, registrando elevação de 30% em comparação ao ano anterior. Atribuiu o crescimento ao programas inovadores e exitosos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), sobretudo o Escola 10. 

"Aplicamos no Cartão Escola 10 cerca de R$ 160 milhões, mas crescemos a matrícula este ano em 30%. Isso vai voltar em Fundeb mais do que aquilo que a gente aplicou, em virtude das novas matrículas, o que significa dizer que o Estado pagou bônus para quem concluiu o Segundo Grau, bônus para quem voltou à sala de aula; vai pagar R$ 100 aos alunos em todos os 10 meses do ano letivo de 2022, e vai receber a mesma quantidade de recurso federal. Então, ideias criativas, muitas vezes, não têm custos. Basta ter organização e planejamento" salientou. 

O evento realizado em Arapiraca celebrou o início do ano letivo de 2022 para os estudantes da região Agreste, o primeiro 100% presencial no período pós-vacinação. A solenidade contou com apresentações culturais e uma conversa descontraída entre os alunos, professores e os representantes do poder executivo. 

Balanço 

Renan Filho fez, ainda, um balanço positivo das ações e programas educacionais implementados pelo Governo do Estado. 

"Fizemos investimentos em novas escolas, em creches, na valorização profissional, em concursos públicos e, também, nos alunos. Houve uma mudança significativa na Educação de Alagoas e toda mudança só é verdadeira, mesmo, quando ocorre por meio da educação", concluiu. 

Além do secretário Rafael Brito, acompanharam o governador: o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa; o deputado estadual Paulo Dantas; e o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, que foi homenageado durante o evento. 

“Celebrar esse retorno das aulas 100% presenciais, depois de dois anos afastados, está sendo muito especial. Ainda mais com o lançamento de importantes programas como o Rumo Às Aulas 2 e o Meu Ciclo na Escola, que dão dignidade aos nossos alunos", afirmou Rafael Brito. 

Ele disse que a Educação em Alagoas vive um novo momento e falou de sua contribuição. 

"Descentralizamos recursos, investimos no aluno como nunca antes e vamos seguir fazendo muito mais”, reforçou Brito. 

Após o evento, Renan Filho e o prefeito Luciano Barbosa inspecionaram as obras de pavimentação asfáltica de diversas ruas de Arapiraca, que estão sendo executadas por meio de convênio entre o Governo do Estado e o município. 


















alagoas.al.gov.br


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90