19/02/2022 às 10h50min - Atualizada em 19/02/2022 às 10h50min

Serviço de Atenção à Saúde do Servidor promove bem-estar para profissionais da SMS

Aulas de ginástica laboral, avaliação física, ergonomia e acolhimento psicológico estão entre as atividades desenvolvidas pela equipe do Sass

O Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass) foi criado em 2019 com o objetivo de levar qualidade de vida e bem-estar aos servidores que atuam na Saúde de Maceió. Diariamente, o serviço oferece atividades como aulas de ginástica laboral, avaliação física, ergonomia, prescrições de exercícios físicos, acolhimento psicológico e outras ações que atuam na diminuição do adoecimento, garantindo mais saúde aos profissionais.

Localizado na sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Centro da cidade, o Sass desenvolve um trabalho multidisciplinar que conta com profissionais de psicologia, planejamento educacional em saúde, nutrição, biomedicina, educação física e assistência social. Áreas que se complementam e desenvolvem, em conjunto, projetos e ações em saúde voltadas ao servidor da pasta.
 

O coordenador do Sass, André Oliveira, ressalta que o serviço desenvolve um cuidado permanente e integral do servidor. Um trabalho que reflete positivamente no atendimento ofertado pelo profissional da saúde à população maceioense.

“Se o servidor é  bem cuidado, também fará o mesmo pelos usuários atendidos pela Saúde do Município. Esse resultado a gente tem visto na prática”, enfatizou André.

O coordenador afirma, ainda, que os programas desenvolvidos pelo Sass têm gerado resultados positivos junto aos servidores da Saúde.

“Desde que iniciamos nosso trabalho, já conseguimos cuidar de muitos servidores, que apresentavam sinais de adoecimento. Pessoas com sintomas de depressão, ansiedade, sindrome metabólica, diabetes e  hipertensão já passaram pelo atendimento de nossos profissionais. Em todos os casos, conseguimos ajudá-los a melhorar seus quadros de saúde”, disse o coordenador.
 

Confira os programas do Sass ofertados aos servidores

Acolhimento biopsicossocial

O acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH) onde é realizada a escuta das queixas com compromisso de resposta às necessidades daqueles que procuram os serviços. O acolhimento é feito por todos os profissionais do Sass, em qualquer horário, sem necessidade de agendamento.

Avaliação antropométrica

É feita a análise do peso, circunferência abdominal, Índice de Massa Corporal (IMC), entre outros. A agenda de avaliações é aberta semanalmente às sextas-feiras e tem duração média de 30 minutos.

Ginástica laboral

Ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras no pátio Central da SMS.

Avaliação ergonômica

Tem a intenção de adaptar o ambiente de trabalho às características do servidor. O agendamento da avaliação é  realizado após o preenchimento e envio, por e-mail, de um formulário disponibilizado pelo setor.

Caminhada orientada

A caminhada acontece nos dias de segunda, quarta e sexta, às 6h30 e 17h, com duração média de 40 minutos. Ela é acompanhada de um profissional de educação física.

Programa meu comer

Busca o autoconhecimento do comportamento alimentar com nutricionista do setor.

Mediação de conflitos

Na mediação, profissionais do SASS intervêm de forma construtiva e imparcial junto aos servidores que estiverem envolvidos em conflitos interpessoais com o objetivo de mediar e incentivar que as partes envolvidas construam, em conjunto, possíveis soluções para as questões. As demandas podem ser encaminhadas pela Diretoria-Geral de Administração de Recursos Humanos (DGARH), Gerência de Unidades de Saúde, setores envolvidos ou demanda espontânea da parte envolvida

Ouvindo os servidores:

Visa contribuir para a promoção da saúde e qualidade de vida por meio de grupos de conversação junto aos servidores nos seus locais de trabalho, através da escuta qualificada, planejamento, rodas de conversa, devolutiva de demandas identificadas. O setor também oferece aferição de pressão e glicose e sessões de relaxamento como auriculoterapia, massoterapia e música.

Acesso aos serviços

O Sass da SMS é de portas abertas. Basta o servidor se dirigir à sala do Serviço de Atenção à Saúde do Servidor, que funciona na sala 213, das 7h às 18h. Quem procura o serviço vai passar pelo acolhimento, com posterior abertura da ficha de acompanhamento individual. Com este cadastro, o servidor iniciará o acompanhamento integral das suas condições de saúde.











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