DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
28/01/2022 às 12h36min - Atualizada em 28/01/2022 às 12h36min

Nova sede da FMAC será inaugurada no dia 1º de fevereiro

O evento será restrito a convidados, mas terá transmissão ao vivo

A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) terá a sua nova sede oficialmente inaugurada no dia 1º de fevereiro. A mudança será oficializada em evento, na nova sede, a partir das 15h. O novo endereço do órgão é o prédio histórico da antiga Intendência Municipal, localizado em frente à Praça dos Martírios, no Centro de Maceió.

A solenidade contará com apresentação de orquestra sinfônica, canto lírico e exibição de momentos históricos da cultura alagoana. Para evitar aglomerações e, portanto, risco sanitário, o evento será restrito a convidados, mas terá transmitição ao vivo, pela internet.

Para a presidenta da FMAC, Mírian Monte, a nova sede expressa um símbolo do poder público municipal, com seu valor histórico e cultural. Ela afirma que, agora, os maceioenses terão à disposição um palácio à altura para representar a arte e a cultura da capital alagoana.

“A Fundação, agora, está no coração de Maceió, no Centro que inspira e respira arte, história, tradição. Aguardamos este momento simbólico, para fazer esta entrega ao povo de Maceió, sobretudo aos artistas da nossa terra, porquanto este edifício, a partir de agora, oficialmente, será ‘o Palácio da Cultura’, a maior das nossas riquezas”, enfatiza Mírian Monte.

De acordo a presidenta, a pretensão do órgão é que o espaço seja utilizado não apenas para atividades administrativas, mas como um novo equipamento cultural, com espaço para as produções artísticas locais e acervos históricos.

“Há 112 anos, quando inaugurado, este prédio inspirava já mudança, modernidade e esperança, sentimentos que continuam a circular por cada cômodo, a espiar pelas janelas e a voar feito a águia que habita a construção em seu ponto mais elevado. Que a identidade do povo maceioense se eleve tal qual seus detalhes pontiagudos, característicos do estilo Neogótico prestigiado pelo arquiteto Luigi Lucarrini. O lugar, por si só, é pura arte. E agora estará à disposição da população”, finaliza a presidenta.

O prédio

Construído no início do período republicano, em meados do século XX, o prédio tinha o objetivo de transformar a aparência provinciana de Maceió, afastando-a do passado colonial, como conta a arquiteta Karla Raquel Calheiros, responsável pela reforma.

A construção foi finalizada em 31 de janeiro de 1910, há 112 anos, e inaugurada pelo Intendente Demócrito Brandão Gracindo, junto ao então governador Euclides Malta.

O local foi sede da Prefeitura Municipal de Maceió, até o ano de 2005.

Em 2019, passou a ser restaurado, com algumas interrupções. Mas, em 2021, as obras foram retomadas e a Fundação Municipal de Ação Cultural passou a funcionar no imóvel no mês de setembro.












secommaceio


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp