O diálogo presencial foi ressaltado pela secretária municipal de Educação de Girau do Ponciano, Quitéria Bezerra. “Muitas questões técnicas se perdem na distância até Brasília. Este tempo com a equipe do FNDE foi fundamental para que os processos andem mais rápido”, declarou.
João Catunda agradeceu ao deputado Arthur Lira por confiar a ele parte da organização da vinda do FNDE a Alagoas. “Este é um trabalho muito importante. Os gestores municipais vão mostrar o quanto é possível melhorar a educação em Alagoas”, reforçou. O vereador também elogiou o papel da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). “A presidente Noêmia Pereira tem feito um importante trabalho de criar pontes para que o diálogo entre as secretaria de Educação dos municípios e MEC aconteça. Desde quinta, no III Seminário, vemos uma riqueza de debates para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas alagoanas”, analisou Catunda.
Já o presidente Arthur Lira destacou que o governo federal tem atendido os pedidos da bancada alagoana e que os projetos travados causam prejuízos significativos a todos. “Não tem custo maior para o poder públuco que uma escola, prédio ou creche parada. São milhares de obras no Brasil todo por falta de recursos ou irregularidades”. O ministro Milton Ribeiro elogiou o vereador João Catunda e o definiu como “um grande entusiasta da Educação”. Para Ribeiro, hoje é necessário priorizar a Educação Básica e a alfabetização no Brasil.