DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
24/10/2021 às 10h47min - Atualizada em 24/10/2021 às 10h47min

Combate à violência: Pilar não registra homicídio há sete meses

cidade do Pilar vive um novo momento. E preocupada em garantir cada vez mais qualidade de vida para todos, a equipe do prefeito Renato Filho segue trabalhando em várias frentes. Uma delas diz respeito à segurança pública, à qual a Prefeitura dispensa especial atenção. Prova disso é que, graças à parceria com o governo estadual e à série de investimentos feitos pelo Município em áreas como educação, infraestrutura e esporte e lazer, foi possível não apenas reduzir drasticamente os índices de violência, mas também resgatar a autoestima do cidadão pilarense.

Por três vezes, Pilar liderou os índices de homicídio no estado, conforme as edições de 2011, 2014 e 2015 do Mapa da Vilolência. Foram quase 60 assassinatos em um único ano, resultado da escalada do tráfico de drogas na região. Em 2021, porém, a polícia contabiliza apenas três homicídios, cujos inquéritos já foram devidamente concluídos, como explica o delegado Sidney Tenório – que lembra a importância do trabalho integrado no combate à criminalidade.

“Segurança começa com a qualidade dos serviços ofertados à população. Pilar é um dos dois municípios alagoanos [o outro é Teotônio Vilela] que dispõem de um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) tipo 2, o que nos garante boas condições de trabalho. E esta parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar e, em especial, com a Prefeitura, por meio da Guarda Municipal, tem feito a diferença”, explica o delegado, destacando o apoio do prefeito Renato Filho.

“Serviços como a melhoria da iluminação pública contribuem de forma decisiva. Quando cheguei ao Pilar, em meados de julho do ano passado, iniciamos um trabalho de inteligência. Já prendemos cerca de vinte homicidas, bem como todas as lideranças do tráfico, que imperava na Rua do Forno. Mas aquela comunidade ganhou da Prefeitura um complexo esportivo, o que nos favoreceu bastante, e é também por isso que vamos completar, no próximo dia trinta, sete meses sem homicídios”, reforça Tenório, sobre o equipamento público que oferta 15 modalidades e se tornou uma referência em Alagoas, sobretudo enquanto verdadeiro instrumento de cidadania.

José Valter Paes, por sua vez, é secretário de Urbanismo do Pilar e confirma o alcance de outro importante investimento. “Mais de 90% de todo o parque de iluminação pública recebeu iluminação em led, perfazendo um investimento de mais de três milhões de reais. Elaboramos um plano de ação para atender, principalmente, as comunidades periféricas. Inicialmente, isso até gerou um certo desconforto com algumas pessoas, mas esta foi a determinação do prefeito Renato, de servir, primeiramente, aos mais necessitados. Não demorou muito e conseguimos transformar a noite em dia, além de desafogar a rede da cidade, empregando, o que é mais importante, mão-de-obra da casa”, conta o secretário, destacando que a nova iluminação fez crescer, inclusive, o serviço de delivery no Pilar.

“As pessoas já estavam ‘guardadas’ ao entardecer, mas nós devolvemos à população o hábito de conversar à porta de suas casas porque a cidade passou a se comportar, também à noite, como se fosse dia, sem temer a ação de delinquentes”, complementa José Valter.

GUARDA MUNICIPAL

E como não poderia deixar de ser, a Guarda Municipal também tem papel preponderante neste novo cenário. Comandante da Guarda, o coronel Robson Cavalcante explica que a gestão do prefeito Renato Filho aprimorou a prestação do serviço à comunidade, indo muito além da segurança patrimonial.

“Atualmente, contamos com cento e vinte guardas municipais e duas viaturas modernas, tipo SUV. Também adquirimos novos fardamentos e coletes balísticos. Além disso, nosso servidor foi capacitado e valorizado, e isso só favorece a execução de atividades como o patrulhamento preventivo”, conta o comandante, acrescentando que processo de compra, já em fase final, vai garantir à Guarda mais 50 pistolas, reforçando, assim, a capacidade de ação dos agentes de segurança.

Cavalcante lembra, ainda, que a Guarda Municipal passou a se fazer presente, de forma efetiva, nas comunidades. “Temos um projeto de construção de bases de segurança comunitária nos residenciais Benedito Cavalcante e Rubens Canuto, bem como no residencial Cachoeira do Imburi, onde iremos atuar em parceria com várias secretarias municipais para, com isso, proporcionar ainda mais segurança ao cidadão pilarense”, salienta o comandante.

Já o prefeito Renato Filho (PSC) é enfático quando o assunto é a segurança da população. Para ele, a parceria com todos os atores envolvidos tem sido crucial para o sucesso da política de segurança pública desenvolvida no Pilar. “Nossa parceria com o Governo do Estado proporcionou ao Pilar a instalação de um Centro Integrado de Segurança Pública, onde também funciona a sede do 8º Batalhão. O trabalho integrado é fundamental neste processo. E vamos seguir firmes no sentido de manter esses números e, com isso, o orgulho de viver no Pilar, para que o nosso município possa se desenvolver ainda mais, inclusive enquanto cidade com enorme potencial turístico”, avalia o gestor.







tribunahj.com


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp