DDD 82 Publicidade 728x90
20/10/2021 às 09h29min - Atualizada em 20/10/2021 às 09h29min

Projeto de Lei do deputado Ronaldo Medeiros, propõe implementação de educação bilíngue em Alagoas

Projeto de Lei propõe implementação de educação bilíngue em Alagoas

De autoria do deputado Ronaldo Medeiros, a proposta visa inserir o aluno surdo em um ambiente especializado para aprendizagem

Pensando em levar representatividade e igualdade para as pessoas surdas em Alagoas, o deputado estadual Ronaldo Medeiros (MDB) apresentou um Projeto de Lei que propõe a educação bilíngue no estado. A matéria defende a disponibilização de escolas especializadas na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa, atendendo os critérios linguísticos, tendo início no primeiro ano da vida escolar.

Essa estrutura pode ser implementada dentro de escolas já existentes na rede estadual de ensino, como também pode-se ser criado um centro educacional, ambos com pessoal especializado, desenvolvendo currículos, métodos, formação e programas específicos, incluindo conteúdos culturais.

“Alagoas possui mais de 140 mil pessoas surdas e queremos garantir que aqueles que são estudantes tenham acesso à informação, conhecimento técnicos e científicos. Isso também é uma forma de desenvolver a consciência da importância da escrita e da leitura nas crianças, além dela crescer em um ambiente que se identifique e que a integre”, defende o deputado Ronaldo Medeiros.

Com a aprovação da Lei, o Poder Executivo regulamentará como funcionará a educação bilíngue, a partir do desenvolvimento de programas integrados e pesquisas que fortaleçam as práticas socioculturais dos surdos e das libras, manter profissionais qualificados, desenvolver a grade curricular e elaborar material didático.

O Projeto de Lei foi apresentado na última terça-feira (13) e deve tramitar e ser apreciada nas comissões da Assembleia Legislativa de Alagoas, levada a discussão e, sendo aprovada pelos deputados da casa, encaminhada ao governador Renan Filho para sanção.






portaldealagoas.com


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp