DDD 82 Publicidade 1200x90
DDD 82 Publicidade 728x90
08/10/2021 às 09h59min - Atualizada em 08/10/2021 às 09h59min

Período de conferência de dados do Censo Escolar 2021 vai até 22 de outubro

Inep realiza live para orientar os gestores das escolas e redes de ensino sobre como fazer a conferência e corrigir os dados declarados

O Censo Escolar é fundamental para compreender como está a situação da educação no país, auxiliar na implementação de políticas públicas e acompanhar a efetividade das ações. Além disso, as matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal. É a principal pesquisa estatística da educação básica.

Para que os dados do Censo Escolar 2021 sejam registrados corretamente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, nesta quinta-feira (7), uma live para orientar os gestores das escolas e redes de ensino sobre como fazer a conferência, confirmação, complementar e corrigir dados declarados.

sistema Educacenso está aberto até 22 de outubro para a verificação das informações. Depois disso, o Inep consolidará as informações e publicará os dados finais no Diário Oficial da União em dezembro deste ano.

As escolas que preencheram o Censo Escolar 2021 até a data limite poderão conferir e alterar as informações. Já as escolas que não preencheram poderão usar esse período para inserir os dados no sistema Educacenso.

“As escolas que não fecharem ficarão de fora de todas as estatísticas e, consequentemente, também dos programas federais, todos aqueles programas que utilizam os dados do censo escolar como referencial, como norteador. Podemos citar o Fundeb, Pnae, inclusive programas estaduais e municipais também. Por sua vez, ficarão de fora e não terão seus indicadores calculados e nem poderão informar a situação do aluno”, explicou a coordenadora-geral do Censo da Educação Básica do Inep, Célia Gedeon.

A coordenadora destacou a importância de fechar o censo escolar com as informações corretas. “Sabemos que os dados do Censo Escolar são usados como norteadores das políticas públicas federais e também estaduais e municipais. Se não conferirmos os dados, se eles não estiverem reais, podemos trazer um prejuízo enorme para nossa população. Então, é importante que os dados estejam retratando a realidade das escolas na data de referência do censo escolar”, disse Célia Gedeon.

Orientações aos gestores escolares

Na live foram apresentadas explicações sobre os relatórios do Educacenso, as funcionalidades da opção de confirmação de matrícula e sobre a funcionalidade de fechamento da declaração ao Educacenso.

O fechamento é um importante instrumento de validação dos dados declarados. No total, são seis blocos para a validação completa: escola, gestor escolar, turma, aluno, profissional escolar e fechamento. De acordo com o Inep, fechar a escola é a garantia de que os dados foram declarados e devidamente salvos. Todas as escolas em atividade, paralisadas e extintas precisam acessar o sistema Educacenso e realizar o fechamento.

Ao final da live foram respondidas perguntas enviadas por gestores escolares responsáveis por preencher o censo. Foram enviados mais de 300 questionamentos. E respondidas perguntas como, por exemplo, se há algum dado no censo que não pode ser alterado, se as alterações realizadas no período de conferência afetam a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e sobre como resolver a situação de aluno matriculado em duas escolas. As respostas e demais dúvidas respondidas podem ser conferidas na live.

Confira aqui a live completa

Censo Escolar

O conjunto de dados do censo escolar também subsidia a produção de indicadores que permitem monitorar o desenvolvimento da educação brasileira como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar e a distorção idade-série. Todos são calculados com base nos dados do censo escolar e parte deles serve de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

A pesquisa abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.








AMA-AL


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
DDD 82 Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp